UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dados de BC e Serasa indicam que inadimplência sobe menos agora

SANDRA BALBI
DA REPORTAGEM LOCAL

A inadimplência de empresas e consumidores vem desacelerando nos últimos meses, de acordo com dados da Serasa (Centralização dos Serviços Bancários) e do Banco Central divulgados ontem. De janeiro a setembro deste ano, a inadimplência cresceu 4,7% em relação a igual período de 2002, segundo a Serasa. Nos nove meses de 2002, a alta fora de 20,6%.
Já o levantamento do BC mostra que, em setembro, a inadimplência na carteira de crédito que usa recursos livres do sistema financeiro atingiu 8,7% do volume total de empréstimos, alta ante agosto de 0,2 ponto percentual. Já a inadimplência de pessoas físicas recuou 0,1 ponto percentual.
A Serasa mede atrasos na indústria, no comércio e no sistema financeiro e compara com igual período do ano anterior. Já o BC tem como referência só os dados deste último -e o cálculo é mensal.
Apesar das metodologias diferentes, BC e Serasa indicam a mesma direção. "Em termos de tendência, os dois indicadores mostram que a inadimplência está perdendo fôlego", diz Carlos Henrique de Almeida, da Serasa.
A pedido da Folha, a Serasa levantou a evolução trimestral da da inadimplência geral e de pessoas físicas -nesta classe, houve desaceleração. No terceiro trimestre, a variação foi de 1,2% em relação ao mesmo período de 2002.
No primeiro trimestre a variação foi de 8,9%. "A inadimplência vem perdendo o ritmo acompanhando a desaceleração da economia e a queda da demanda."


Texto Anterior: Para Meirelles, queda da taxa vai continuar
Próximo Texto: Energia: AES tenta solucionar dívida com instituição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.