São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Custos das empresas são desafio para 2008, afirma pesquisa

A pressão dos custos é o principal desafio que o executivo brasileiro deve encontrar em 2008 ao tentar manter alto o índice de produtividade de sua empresa. A afirmação é uma das conclusões da quarta Pesquisa Anual de Produtividade, da TBM Consulting, feita no terceiro trimestre de 2007, com cerca de 3.100 executivos de empresas de médio e grande porte nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha, México e Brasil.
A maior parte dos entrevistados em todos os países (91%) indicou alta de produtividade no último ano decorrente de uma melhoria contínua dos processos. Dos países pesquisados, o Brasil ocupa a sexta posição no ranking de produtividade, com 37% de expansão. O destaque foi a Espanha, que apontou aumento de produtividade de 75%. Em segundo lugar, estão os EUA, com alta de 52%, seguido pelo Reino Unido, com alta de 50%, e Alemanha, com 47%. O último lugar é do México (36%).
Em relação a 2008, entre os brasileiros, 59% se dizem preocupados e 62% das empresas identificaram as pressões de custos como o principal desafio para 2008. O cenário só é semelhante na Alemanha.
"Nestes países, os líderes sofrem mais pressão para achar maneiras inovadoras de gerenciar custos e fazer negócios", diz Carlos Louzada, diretor-superintendente da TBM Consulting para a América Latina.
Nos outros países, o otimismo prevalece -56% dos executivos dizem que vêem oportunidades para o aumento de sua participação de mercado.
Um ponto em comum entre todos os pesquisados é a preocupação com a mão-de-obra. Cerca de 30% dos pesquisados nos seis países mencionaram a falta de idéias inovadoras como maior limitação dos funcionários. Entre os pontos fracos citados estão problemas com ética ou falta de motivação.
Globalmente, para 2008, a pesquisa prevê que 70% dos executivos estão mais otimistas em relação a melhorias na cadeia de valor. Já 49% acreditam que a inovação e o desenvolvimento de produtos são promissores. Uma parcela de 38% dos entrevistados prevê oportunidades na expansão do mercado global, nos programas de melhoria de negócios e no capital humano.


Inquilino

A Telelok, empresa de aluguel de móveis para escritórios, com sede em São Paulo, acaba de inaugurar escritório em Curitiba e vai abrir uma unidade em Brasília, em novembro. Em 2008, a empresa terá um novo centro de armazenagem em São Paulo com cerca de 15 mil m2. Para William Naswaty, sócio da Telelok, "o setor corporativo descobriu a locação como um negócio viável, com a vantagem da redução na carga tributária, já que o valor da locação pode ser abatido do IR". Para este ano, Naswaty prevê aumento de 25% no faturamento. Entre seus cliente estão Vale do Rio Doce, Petrobras e Santander.

JINGLE BELLS
A árvore de Natal da Bradesco Previdência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, será ecologicamente correta. Os geradores usarão mistura de biodiesel que contribui para reduzir emissões de CO2 na atmosfera, o B5.

AZEITONA
Luís Maria da Cunha Folque Mendoça, presidente da Casa do Azeite de Portugal, vem ao Brasil.

NO PAPEL
A CEO da Xerox, Anne Mulcahy, eleita no ano passado, pela "Fortune", a mulher mais poderosa do mundo do mercado de tecnologia da informação, desembarca no Brasil em novembro. A executiva fará palestra na ExpoManagement sobre estratégia para reter clientes e como fidelizá-los em mercados competitivos.

COMBUSTÍVEL
A Sermatec e a Renk Zanini, controladas pela Zanini, acumulam alta de 650% nos últimos três anos, com carteira de R$ 1,67 bilhão, em 2007, com produção de equipamentos para usinas de açúcar e álcool. Foi reativada a Zaci Zanini Comércio Internacional, trade responsável por operações de comércio exterior do grupo.

ENGRENAGEM
O diretor-geral da Endeavor, Paulo Veras, anunciou para uma platéia de mais de 400 empresários o lançamento no Brasil da Semana Global do Empreendedorismo. O movimento envolverá mais de 50 países e tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor em jovens e organizações. Até a sua realização, de 17 a 23 de novembro de 2008, a organização pretende fechar parcerias com diversas instituições.

Próximo Texto: Empresários reagem contra concorrência de espanhóis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.