UOL


São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega adere ao "mau humor" na previsão do PIB

DA REPORTAGEM LOCAL

Três dias após divulgar estimativa de crescimento de 0,8% para este ano e discordar da previsão menor, de 0,4%, presente em documento preparado pelo Ministério da Fazenda, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, voltou atrás.
Mantega disse ontem que o PIB não crescerá mais que o 0,4% previsto pela SPE (Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda). Essa estimativa fora motivo de gracejo por parte de Mantega, que atribuíra o "pessimismo" a momento de "mau humor" da SPE.
Segundo o ministro, o Planejamento foi obrigado a rever os números em decorrência de uma revisão do PIB de 2002 feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A expansão do PIB de 2002 passou de 1,5% para 1,9%
"Tivemos que reavaliar os números porque a base de comparação mudou", disse.
O BC também vai revisar sua projeção para este ano. A última estimativa era que a economia iria crescer 0,6%. A revisão foi motivada pelo resultado abaixo do esperado para o PIB do terceiro trimestre (alta de 0,4%).


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Espetáculo em xeque: País está pronto para o "2º passo", diz Lula
Próximo Texto: Política fiscal: No acumulado do ano, gasto com juros é o maior desde 94
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.