São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gasto de R$ 700 mil é alto, dizem agências

CÉLIA CHAIM
DA REPORTAGEM LOCAL

A Petrobras gastou muito dinheiro nesse ir e vir de troca de nome. Agências de publicidade consultadas em São Paulo sobre o custo de R$ 700 mil pelo trabalho de concepção do que seria a nova marca e o novo logotipo da maior empresa do país, executado pela Und, empresa do designer Norberto Chamma, asseguram que o custo médio desse tipo de criação não passa de R$ 120 mil, podendo chegar a R$ 170 mil, caso inclua o que os publicitários chamam de "aplicação", ou encaixe do novo logotipo nos produtos.
"Se cobraram R$ 700 mil por esse trabalho específico, cobraram demais", diz Alexandre Gama, um dos grandes nomes da publicidade brasileira, ex-presidente da Young&Rubicam no Brasil e criador da Neogama, agência que trabalha para o Bradesco.
Contra o argumento de que a mudança para Petrobrax significaria maior aceitação da marca no mercado internacional, Gama cita o exemplo da alemã Hoechst, impronunciável corretamente em todos os países cujo idioma oficial não é o alemão e que sobrevive soberbamente até no interior do Piauí, onde Petrobrax iria soar como "coisa do estrangeiro".
Gilberto Negreiros, diretor de planejamento da Touché, que tem entre seus clientes a TVA, diz que esse tipo de trabalho, incluindo tudo, da mudança do logotipo nos postos ao chaveirinho-brinde para o cliente, passando por toda a papelada da empresa, seria muito bem pago por R$ 200 mil.
Sobre os R$ 50 milhões utilizados como referência pela empresa para os gastos com o conjunto de ações para substituição de BR-Petrobras para PetroBrax, as sugestões trafegam na linha da zombaria que levou o colunista José Simão, da Folha, a mudar o nome do presidente da empresa, de Henri Philippe Reichstul, para Anrri Filipe Raimundo.
"Por que não contratar Romário para fazer embaixadas nos 7.000 postos da rede?", sugere o diretor de marketing de uma multinacional que não se identifica por questão de "bom-tom". "Sobraria dinheiro e a imagem da Petrobras faria um gol de placa."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Presidente sabia da mudança do nome
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.