São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova marca da BP provocou polêmica

JOSÉLIA AGUIAR
DE LONDRES

A British Petroleum mudou de nome e de marca há seis meses e também causou polêmica no Reino Unido.
Depois de comprar três empresas nos últimos dois anos -as norte-americanas Amoco e Arco e a britânica Burmah Castrol, com forte presença na Ásia, no valor total de US$ 120 bilhões-, a British Petroleum concluiu que era hora de ter uma marca mais global.
E substituiu o seu BP Amoco, como já era chamada desde a primeira aquisição, por simplesmente BP, mas com outro significado, "Beyond Petroleum" -"Muito além de Petróleo", em português.
Com o novo nome, a British Petroleum quis deixar de ser identificada apenas como uma velha empresa de petróleo britânica, para ser reconhecida como companhia de energia (o que inclui gás natural e energia solar).

Meio ambiente
A nova logomarca ganhou tons de verde, além de um pouco de amarelo e branco. A idéia da British Petroleum era passar a imagem de empresa preocupada com o meio ambiente.
A mudança custou à gigante britânica US$ 7 milhões em pesquisa. A empresa estimou que ainda gastaria US$ 100 milhões durante um ano para consolidar a nova marca.
O projeto da empresa na troca de nome envolveu a abertura de novas lojas, com Internet e energia solar.
Jornais britânicos ressalvaram que mudar a imagem de uma empresa não era tão trivial assim.
Os consumidores reclamaram. Disseram que preferiam a marca que já conheciam havia 70 anos.
Os ecologistas atacaram a decisão da empresa. "Foi o triunfo do estilo sobre a substância. A British Petroleum gastou mais em sua logomarca este ano do que em energia renovável no último ano", disse Rob Gueterbock, do grupo ambientalista Greenpeace.
Para Gueterbock, BP significa muito mais "Burning the Planet" -em português, "Incendiando o Planeta".


Texto Anterior: Presidente sabia da mudança do nome
Próximo Texto: Opinião econômica - Luiz Carlos Mendonça de Barros: O bom e o ruim na economia em 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.