São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Futuro ministro confirma Levy para o Tesouro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O atual chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Joaquim Vieira Ferreira Levy, será o novo secretário do Tesouro Nacional no governo Luiz Inácio Lula da Silva.
O anúncio foi feito ontem, em Brasília, pelo futuro ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho.
O futuro ministro da Fazenda passou a manhã na sede da transição, no Centro Cultural do Banco do Brasil, segundo ele, fazendo "trabalhos internos".
Levy, 41, substituirá Eduardo Guardia, anunciado como secretário da Fazenda do governador tucano Geraldo Alckmin (SP).
Em rápida entrevista ontem pela manhã, Palocci disse que o governo não deve fazer um projeto para os primeiros cem dias -que seria "coisa de prefeitura"-, mas para o próximo ano. "Resultado em curto prazo é difícil."
Ao ser questionado sobre medidas para estabilizar o câmbio, que ele citou em seu discurso anteontem para os futuros ministros, Palocci afirmou ser uma questão essencial, sem dar detalhes.
Palocci falou sobre o acordo com a indústria farmacêutica, que adiou o reajuste dos medicamentos para março, e afirmou que essa não será uma prática para o controle inflacionário. "No caso da indústria farmacêutica é necessário porque medicamento é um produto que as pessoas não podem escolher qual comprar."
Em março, as indústrias ficam autorizadas a reajustar os medicamentos em média em 8,63% por empresa. Depois, o valor ficará fixo até 30 de junho de 2003.
Palocci negou que o aumento dos combustíveis, que vigora a partir de hoje, tenha sido acertado com o atual governo. Sobre a atual política de reajuste, disse: "O novo governo vai discutir uma política de combustíveis e tem a opção de manter a atual ou criar uma alternativa". "Essa política [atual] tem razão de ser, não é uma política sem pilares. Evidentemente, o novo governo poder criar outra alternativa."


Texto Anterior: Análise: Nova equipe combina ortodoxia e "neointervenção"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.