São Paulo, terça, 29 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA
"Nova moeda deve superar o dólar"

Para "Mr. Iene", nova moeda terá sucesso

das agências internacionais

O vice-ministro das Finanças japonês Eisuke Sakakibara, responsável por assuntos internacionais, afirmou ontem que o euro deverá ser um sucesso e que provavelmente será uma moeda mais forte que o dólar.
"Há uma grande probabilidade de que seja mais forte em relação ao dólar dos Estados Unidos", disse o vice-ministro em uma entrevista ao jornal francês "Le Monde".
Sakakibara é conhecido pelo apelido de "Mr. Iene" devido à forte repercussão que suas declarações em favor da moeda japonesa têm no mercado de câmbio.
O vice-ministro afirmou que considera "muito difícil julgar, neste momento, o impacto que o euro terá sobre o iene e o dólar". O "Mr. Iene" disse considerar primordial em 1999 a questão da estabilidade entre as três grandes moedas -o iene, o dólar e o euro.
Sakakibara afirmou que quer discutir com autoridades européias como manter o iene estável em relação ao euro, que estréia nesta sexta-feira em 11 das 15 nações da União Européia.
A chegada do euro, segundo ele, transformará a natureza do sistema monetário internacional, até então baseado no dólar.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.