São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

A nova cara...
A Caixa irá criar duas novas vice-presidências, uma de crédito e outra de tecnologia de informação. Também irá ampliar suas atividades com a criação de uma área internacional e outra de estudos econômicos, tal qual outros bancos.

...da Caixa
As mudanças a serem adotadas pela Caixa foram feitas com base em diagnóstico da FGV (GV Consulting), após quatro meses e mais de 50 entrevistas com funcionários de ponta da instituição.

Queixa
Horacio Lafer Piva (Fiesp) lamenta que o relatório final do novo modelo do setor elétrico tenha sido aprovado por voto de lideranças na Câmara. A entidade espera agora que o debate da matéria tenha um tratamento mais democrático no Senado, para ajustar as medidas às expectativas dos consumidores.

Banco popular
O Banco Popular do Brasil, mais nova empresa do conglomerado BB, começa a funcionar no dia 12, em Brasília. Depois em São Paulo, no dia 26, e em Recife, no dia 11 de março. Nas três praças, 1.500 pontos atenderão quem trabalha sem carteira assinada e recebe até três salários mínimos por mês.

Microcrédito
A Febraban organiza no dia 12 um comitê de microcrédito, só para bancos filiados. O objetivo é promover uma reflexão sobre o microcrédito do ponto de vista do lucro.

Risco operacional
A Bradesco Seguros é a nova seguradora de riscos operacionais da Telemig Celular e da Amazônia Celular.

Novos vilões...
Os bens duráveis foram os produtos que registraram a maior alta de preços na terceira quadrissemana de janeiro (2,25%), segundo o Índice de Preços no Varejo, calculado pela Fecomercio SP. O índice geral, por sua vez, indica aumento de 1,35% no período. Os dados vão sair na semana que vem.

...na praça
Ainda segundo o índice da Fecomercio SP, no grupo dos bens duráveis, os produtos que mais tiveram reajuste de preços foram os do segmento de móveis e decorações, com um crescimento de 5,01%.

Ao ponto
A Abiec (associação brasileira de exportadores de carne) irá montar uma churrascaria na grande feira de alimentos que se realiza em Xangai, na China, de 30 de março a 2 de abril. A Abiec quer aproveitar o momento para promover mais a carne brasileira no exterior.

Transportes
Acontece a partir do dia 11, em São Paulo, a reunião do Comitê Executivo da Iniciativa de Transportes do Hemisfério Ocidental, formado por ministros e autoridades responsáveis pelos transportes dos 34 países da cúpula das Américas. O objetivo é explorar soluções conjuntas para o setor.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sem risco

A decisão do BC de não reduzir os juros por temer a inflação é positiva, porque a sociedade não quer uma autoridade monetária disposta a correr riscos. Essa é a opinião de Celso Toledo, da MCM Consultores. Segundo o economista, em primeiro lugar, uma taxa de juros de 16,5% ao ano enseja suspeitas de que a política monetária seria expansionista demais. Depois, diz Toledo, não é fácil entender por que o BC se esforça em manter depreciado o câmbio se teme um possível excesso de demanda. A política monetária é independente do crescimento a longo prazo. Mas, afirma, é preciso reconhecer que um pequeno tropeço pode afetar negativamente as expectativas, diminuindo o ritmo de uma recuperação ainda não muito sólida.


Próximo Texto: Reviravolta: Mercado tem o pior dia do governo Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.