São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2005

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Demanda por iPod no Brasil supera oferta

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REDAÇÃO

O maior sucesso das vendas de Natal dos EUA, o tocador de música digital iPod, da Apple, que vendeu 4,6 milhões de unidades no período, também tem feito sucesso no Brasil, com uma diferença: por aqui o número de aparelhos à venda não atende a toda a demanda.
Uma pesquisa nos dois maiores fornecedores do aparelho da Apple no Brasil, as redes Fnac e Fastshop, indica que a procura pelo produto tem sido surpreendentemente alta -afinal, no país a versão mais barata do tocador, o iPod mini, custa R$ 1.890, contra US$ 249 no exterior (cerca de R$ 660).
Até o meio da semana passada, o site da rede Fastshop indicava que o produto estava em falta -não havia nenhuma versão disponível para venda. No fim da semana o site voltou a oferecer alguns modelos.
Já a Fnac diz que determinados modelos e cores especiais (como a prata e o verde) estão em falta, e que a procura no ano passado foi muito maior do que o suprimento de iPods -foram vendidos cerca de mil tocadores mas, segundo a rede, a Apple não atendeu nem 40% dos pedidos postados.
A assessoria de imprensa da empresa norte-americana diz que os pedidos são atendidos por ordem de chegada, e que os fornecedores brasileiros fizeram encomendas quando o produto já estava esgotado no exterior, graças ao inesperado sucesso de vendas.
Diz também que o excesso de pedidos causa atrasos na alfândega -o produto é importado-, o que contribui para a escassez de iPods no mercado. Mas, segundo a empresa, a situação foi pontual e o fornecimento já está normalizado -o que é negado pela Fnac.
Se discordam no que diz respeito ao suprimento do mercado brasileiro, a Apple e seus fornecedores estão de acordo quanto ao motivo do elevado preço do iPod -não é a demanda maior do que a oferta que encarece o produto, mas os impostos cobrados no Brasil. Por aqui, a versão tradicional do iPod, com 20 gigabytes de memória, custa R$ 2.390 (contra US$ 299 nos EUA, aproximadamente R$ 792). O iPod Photo, que tem 60 gigabytes e, além de armazenar e tocar músicas digitais, também armazena fotografias, tem o preço mais alto, R$ 3.990 (contra US$ 499, cerca de R$ 1.322).
Uma alternativa à carestia está a caminho, mas também pode esbarrar no problema da demanda maior do que a oferta. O novo iPod Shuffle, uma versão simplificada do tocador que tem menos memória para armazenar músicas e não possui a tela característica das outras versões, chega ao Brasil na segunda quinzena de fevereiro custando R$ 890 (a versão de 512 megabytes) e R$ 1.190 (a versão de 1 gigabyte).
O preço mais baixo deve tornar a busca pelo produto frenética, como já acontece no resto do mundo. A loja Apple de San Francisco vendeu 2 mil iPod Shuffle em quatro horas, no dia seguinte ao lançamento, e lojas em Nova York e Londres já têm listas de espera pelo aparelho.

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