São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama chama de "vergonha" bônus para executivos

DA REDAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou de "uma vergonha" e de o "cúmulo da irresponsabilidade" os bônus pagos para executivos em Wall Street em meio à crise financeira.
Relatório aponta que executivos receberam US$ 18,4 bilhões em bônus no ano passado, 18,4% menos que em 2007, mas o sexto maior montante da história. O mandatário afirmou que haverá a hora de os executivos terem lucro e bônus, mas "agora não é o momento".
"O povo americano entende que temos um enorme buraco para sair. Ele não gosta de pessoas cavando um buraco ainda maior no momento em que se pede que ele preencha", completou o presidente, em uma referência aos planos bilionários de ajuda aos bancos que estão sendo pagos com o dinheiro do contribuinte americano.
Mais de 260 mil pessoas foram demitidas pelos bancos e corretoras desde o colapso das hipotecas "subprime" (de alto risco), que detonou a pior crise financeira em mais de 70 anos, derrubando instituições como o Lehman Brothers.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Recessão se aprofunda nos EUA, mostram estatísticas
Próximo Texto: Ásia: Recessão japonesa começou em 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.