São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recall de 646 mil carros da Honda pode afetar o Brasil

Montadora estuda se falha em interruptor atinge o país; convocação da Toyota chega a 9 milhões

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após a Toyota suspender as vendas e a produção de oito modelos devido a problemas mecânicos, ontem foi a vez de a sua concorrente Honda anunciar um recall mundial que afeta 646 mil veículos dos modelos Fit e City. A campanha, motivada por um defeito no interruptor que aciona os vidros elétricos e pode provocar incêndio, pode afetar o Brasil.
Procurada, a montadora disse que não sabe informar se a falha afeta os carros comercializados no país. "A Honda Automóveis do Brasil, em conjunto com a sua matriz no Japão, está analisando se o problema encontrado também abrange os veículos produzidos em território nacional. Tão logo tenhamos uma posição, voltaremos a informar", disse a assessoria de imprensa, por meio de nota.
O recall, que envolve 140 mil carros só nos Estados Unidos, inclui também América do Sul, Europa, África do Sul e Ásia, mas não o Japão, sede da montadora, disse a empresa.
Segundo a Honda, a campanha foi lançada para reparar um defeito no interruptor que, em alguns casos, pode permitir a entrada de água no sistema e provocar curto-circuito e risco de incêndio. Até agora foram registrados três casos de fogo causado pelo problema, dois nos Estados Unidos e um na África do Sul -onde um bebê de dois anos morreu na Cidade do Cabo em setembro do ano passado quando o carro em que ele dormia se incendiou.
No Brasil, a Honda ocupa a quinta posição no mercado, com 4,18% de participação. No ano passado, foram vendidos 125.869 veículos da montadora. Internamente, a Honda produz os modelos Fit, City e Civic. Mas a montadora importa o Accord (do Japão) e o CR-V (do México).

Toyota
A conta total dos veículos atingidos pelo recall convocado pela Toyota chega a mais de 9 milhões, disse ontem a montadora, após anunciar que só na Europa o número deve chegar a 1,8 milhão de carros.
Foram afetados os modelos Corolla, Camry, RAV4, Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon. Na quarta, a montadora afirmou que o Brasil não está incluído, já que o Corolla é fabricado localmente e os modelos Camry e RAV4, também comercializados no país, são importados do Japão, que ficou de fora do recall. Os demais veículos não são vendidos no país.
Após detectar um problema no pedal do acelerador, que pode ficar preso e acelerar involuntariamente o veículo, a montadora interrompeu a produção em seis fábricas na América do Norte.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eletrobrás espera renovação de concessões ainda no 1º semestre
Próximo Texto: Cimento: Camargo Corrêa decide retirar proposta pela Cimpor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.