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MÍDIA
"Valor", publicação nacional dos grupos Folha e Globo, terá uma tiragem inicial de 150 mil exemplares
Novo jornal econômico circula na terça
da Reportagem Local
O jornal "Valor" começa a circular na próxima terça-feira, com
o desafio de se tornar o título diário mais ágil e dinâmico do jornalismo econômico, de acordo com
o projeto do Grupo Folha -que
edita em São Paulo a Folha, entre
outras publicações- e das Organizações Globo, que publicam no
Rio "O Globo".
As duas empresas se associaram
em outubro do ano passado para
o lançamento da nova publicação,
que pretende conquistar a liderança em seu segmento e produzir um noticiário de rigorosa independência em relação a governos e grupos econômicos.
O jornal tem sede em São
Paulo e circulação nacional. Será
simultaneamente impresso nos
municípios de Barueri (São Paulo) e Duque de Caxias (Rio de Janeiro), nas gráficas pertencentes a
seus co-proprietários.
A empresa nascida da associação entre os dois grupos de mídia,
que participam em partes iguais
de um investimento inicial de R$
50 milhões, tem como presidente
Flávio Pestana, 37, ex-diretor da
Empresa Folha da Manhã S.A., do
Grupo Folha.
Pestana afirma que mesmo antes de seu lançamento o novo produto já demonstra estar sendo
bem aceito pelo mercado.
Publicidade
Foram vendidas as dez cotas de
publicidade (R$ 1,16 milhão cada
uma) planejadas. O jornal, diz
Pestana, deverá obter 70% da receita publicitária com a venda de
anúncios de indústrias e de empresas de serviços. Apenas 30%
da receita será obtida com anúncios institucionais.
Quanto à circulação paga, o novo jornal pretende chegar a 80 mil
assinantes até o final do ano, com
a meta de 200 mil a médio prazo.
Pestana diz que "Valor" não será apenas um jornal impresso. Será também o início de um projeto
de geração de conteúdos econômicos na Internet.
A equipe do jornal é integrada por 164 jornalistas e terá como
diretor-responsável Celso Pinto,
47, desde 1996 colunista da Folha.
Pinto afirma que a publicação
deverá atrair a elite empresarial,
altos executivos e núcleos que tomam decisões no governo, mas
ao mesmo tempo um público
mais amplo, que se sentirá atraído
pelo projeto gráfico, pela concisão
das reportagens e por outros assuntos, como turismo, lazer e cultura.
Tiragem
O novo jornal, um matutino
com tiragem inicial de 150 mil
exemplares, circulará de segunda
a sexta-feira e será o primeiro da
mídia impressa econômica a utilizar amplamente fotografias e impressão em cores.
A publicação terá as seguintes
editorias: Brasil, Política, Internacional, Opinião, Empresas, Agronegócios, Finanças, Investimento
Pessoal, Consumo e Cultura. Haverá ainda uma editoria de Arte e
outra de Suplementos Especiais.
""Valor" terá 64 páginas, em formato standard. Às sextas-feiras
trará um suplemento em formato
tablóide, com textos sobre cultura, consumo e comportamento.
Colaboradores
O jornal "Valor" terá os direitos
de publicação, no Brasil, de reportagens do jornal econômico inglês
"Financial Times", da revista semanal alemã "Der Spiegel", da revista cultural "Harper's Magazine", do jornal de ensaios "Atlantic
Monthly", da publicação sobre
computação "Wired", da "Fest
Company", periódico especializado em carreiras empresariais, e do
"Guia Michelin", publicação francesa de gastronomia e turismo.
Terá entre seus colunistas ou colaboradores o economista Rudiger Dornbusch, do MIT (Massachusetts Institute of Technology),
e Michael Reid, um dos editores
da revista "The Economist", além
de Delfim Netto, José Roberto
Mendonça de Barros, Wanderley
Guilherme dos Santos, Fernando
Abrucio, Ilan Goldfajn, Afonso
Bevilacqua, Cláudio Haddad, Michael Pettis e Miguel Broda.
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