São Paulo, domingo, 30 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

MÍDIA

"Valor", publicação nacional dos grupos Folha e Globo, terá uma tiragem inicial de 150 mil exemplares

Novo jornal econômico circula na terça

da Reportagem Local

O jornal "Valor" começa a circular na próxima terça-feira, com o desafio de se tornar o título diário mais ágil e dinâmico do jornalismo econômico, de acordo com o projeto do Grupo Folha -que edita em São Paulo a Folha, entre outras publicações- e das Organizações Globo, que publicam no Rio "O Globo".
As duas empresas se associaram em outubro do ano passado para o lançamento da nova publicação, que pretende conquistar a liderança em seu segmento e produzir um noticiário de rigorosa independência em relação a governos e grupos econômicos.
O jornal tem sede em São Paulo e circulação nacional. Será simultaneamente impresso nos municípios de Barueri (São Paulo) e Duque de Caxias (Rio de Janeiro), nas gráficas pertencentes a seus co-proprietários.
A empresa nascida da associação entre os dois grupos de mídia, que participam em partes iguais de um investimento inicial de R$ 50 milhões, tem como presidente Flávio Pestana, 37, ex-diretor da Empresa Folha da Manhã S.A., do Grupo Folha.
Pestana afirma que mesmo antes de seu lançamento o novo produto já demonstra estar sendo bem aceito pelo mercado.

Publicidade
Foram vendidas as dez cotas de publicidade (R$ 1,16 milhão cada uma) planejadas. O jornal, diz Pestana, deverá obter 70% da receita publicitária com a venda de anúncios de indústrias e de empresas de serviços. Apenas 30% da receita será obtida com anúncios institucionais.
Quanto à circulação paga, o novo jornal pretende chegar a 80 mil assinantes até o final do ano, com a meta de 200 mil a médio prazo.
Pestana diz que "Valor" não será apenas um jornal impresso. Será também o início de um projeto de geração de conteúdos econômicos na Internet.
A equipe do jornal é integrada por 164 jornalistas e terá como diretor-responsável Celso Pinto, 47, desde 1996 colunista da Folha.
Pinto afirma que a publicação deverá atrair a elite empresarial, altos executivos e núcleos que tomam decisões no governo, mas ao mesmo tempo um público mais amplo, que se sentirá atraído pelo projeto gráfico, pela concisão das reportagens e por outros assuntos, como turismo, lazer e cultura.

Tiragem
O novo jornal, um matutino com tiragem inicial de 150 mil exemplares, circulará de segunda a sexta-feira e será o primeiro da mídia impressa econômica a utilizar amplamente fotografias e impressão em cores.
A publicação terá as seguintes editorias: Brasil, Política, Internacional, Opinião, Empresas, Agronegócios, Finanças, Investimento Pessoal, Consumo e Cultura. Haverá ainda uma editoria de Arte e outra de Suplementos Especiais.
""Valor" terá 64 páginas, em formato standard. Às sextas-feiras trará um suplemento em formato tablóide, com textos sobre cultura, consumo e comportamento.

Colaboradores
O jornal "Valor" terá os direitos de publicação, no Brasil, de reportagens do jornal econômico inglês "Financial Times", da revista semanal alemã "Der Spiegel", da revista cultural "Harper's Magazine", do jornal de ensaios "Atlantic Monthly", da publicação sobre computação "Wired", da "Fest Company", periódico especializado em carreiras empresariais, e do "Guia Michelin", publicação francesa de gastronomia e turismo.
Terá entre seus colunistas ou colaboradores o economista Rudiger Dornbusch, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e Michael Reid, um dos editores da revista "The Economist", além de Delfim Netto, José Roberto Mendonça de Barros, Wanderley Guilherme dos Santos, Fernando Abrucio, Ilan Goldfajn, Afonso Bevilacqua, Cláudio Haddad, Michael Pettis e Miguel Broda.



Texto Anterior: Memória: Falta paixão, afirma Lula ao comentar sindicalismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.