São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Metamorfose....
Com o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, as empresas com faturamento até 5% superior às despesas e sem acesso imediato aos valores pagos pela clientela passam de "saudáveis" a "devedoras", de acordo com estudo de Osvaldo Calixto (Anefac).

...infeliz
Dentro dessa margem de lucro, Calixto inclui postos de gasolina, supermercados e boa parte do varejo. Segundo o levantamento, seriam necessários pelo menos 29 dias para as contas se ajustarem, isso se não forem utilizados empréstimos tomados dos bancos.

Mão na lavoura
O avião agrícola Ipanema (Embraer) acaba de completar 30 anos de produção, com 850 unidades vendidas. Líder no país, representa 85% da frota no segmento. O modelo mais recente é o EMB-202 Ipanemão, com capacidade para 950 litros.

Termômetro
Paulo Sérgio, presidente da ABPO (associação das indústrias de papelão ondulado), estima um crescimento nas vendas de abril deste ano. Alimentos, hortifrútis, avicultura e higiene e limpeza sinalizaram a melhora nas vendas.

De passagem
Luca Marighetti (Deutsche Bank), responsável mundial pela MaxBlue, consultoria financeira pessoal, está no Brasil. Com a entrada do Banco do Brasil como sócio, a consultoria espera um crescimento significativo.

Silicone na rede
A Rodhia acaba de fazer seu primeiro R$ 1 milhão com vendas de silicone pela internet. O novo sistema de comércio criado pela empresa representou 20% do faturamento da Rodhia Silicones em março.

De volta
O uísque Natu Nobilis, da Seagram do Brasil Pernod Ricard, retorna à mídia depois de quatro anos. No próximo dia 12, entra no ar a campanha criada pela Ogilvy. A marca já detém 30% das vendas no Brasil, depois do investimento de R$ 2 milhões.

Made in Brasil
Pela primeira vez a United Airlines vai contratar uma agência brasileira para realizar a sua campanha veiculada aqui. Já foram aprovados 18 anúncios da Fallon PMA, que estão na mídia impressa a partir de hoje. O investimento é de R$ 1,4 milhão.

Sem fio
A 3G Americas, organização que reúne pesos-pesados da indústria "wireless", como Nokia, Nortel, Ericsson, Lucent, Compaq, Siemens e Motorola, vai se reunir em São Paulo, na quinta-feira, com as principais operadoras de telefonia celular da América Latina.

Proteção
A marca de preservativos Falcon (grupo Dharman) vendeu 6 milhões de camisinhas desde que iniciou suas operações no Brasil, em fevereiro deste ano. Em menos de três meses, a marca já representa 15% das vendas desse mercado.

E-marketing
Ana Patrícia Vilha e Carlos Alberto Di Agustini discutem o uso da internet nas estratégias de vendas e de preços no livro "E-marketing para bens de consumo durável" (FGV). O lançamento será amanhã, na Bienal Internacional do Livro.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Antes tarde do que nunca

Quando a Argentina dava lições de estabilidade monetária, entre 1994 e 1995, o sistema financeiro no Brasil passava por sua pior crise. Em texto da consultoria Tendências, o economista Gustavo Loyola afirma que foi possível evitar crise sistêmica no setor graças ao Proer. Além do programa, outras ações, como as privatizações de bancos estaduais e a entrada de estrangeiros, permitiram a desvalorização do real, em 1999, sem crise financeira. E, diferentemente do que acontece com a Argentina, a população não perdeu a confiança no sistema.

NO MERCADO

Os papéis preferenciais da Telemig lideraram as baixas do Ibovespa ontem. Caíram 3,6%. Em seguida vieram as ações PN da Eletropaulo, que se desvalorizaram em 3,2%, e o papel ordinário da Eletrobras, com baixa de 2,9%.

FRASE

"O Proer foi uma das diferenças entre a transição brasileira e a argentina"


Gustavo Loyola, ex-BC



Próximo Texto: Conjuntura: Capital nacional lidera investimento em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.