São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leilão da Varig é antecipado para o dia 5

Edital é considerado necessário para empresa não perder aviões nos EUA

Caso não surjam propostas com o valor mínimo para o negócio, companhia aérea será vendida pela melhor oferta, prevê documento

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio, responsável pelo processo de recuperação da Varig, confirmou ontem a realização do leilão de venda de parte da empresa no dia 5 de junho. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) entregou ontem o edital do leilão à Justiça. A publicação do edital é considerada necessária para que a Varig tenha argumentos para convencer a Justiça americana a não retomar os aviões da companhia.
A Varig tem audiência marcada para amanhã em Nova York. Depois que a Bristol conseguiu retomar um Boeing-777 nos EUA, as demais arrendadoras voltaram a tentar recuperar as aeronaves. Leur Lomanto, diretor da Anac, deve acompanhar a audiência. Caso a Justiça americana não se sensibilize com a publicação do edital, o diretor pretende pedir uma semana para colocar em prática o plano de contingência.
Em palestra na Câmara de Comércio Americana, Ayoub defendeu a viabilidade da empresa. "Desafio qualquer um a decretar uma falência nessas condições, o que me faz entender o motivo de ninguém ter pedido a falência até hoje. Assim como as crianças, a Varig tem um anjo da guarda", disse.
Segundo Ayoub, a única forma de o leilão não ocorrer na segunda-feira é se a Varig receber recursos referentes a dívidas dos Estados com ICMS.
De acordo com o edital entregue ontem, caso não haja propostas com o valor mínimo, a companhia será vendida pela melhor oferta. Nesse caso, o lance mínimo será definido pelo juiz. "A prática do mercado é fixar um padrão de 50% do preço mínimo, no nosso caso equivalente a US$ 350 milhões", disse Marcelo Gomes, da consultoria Alvarez & Marsal.


Texto Anterior: Oscilações do dólar não apressarão o pacote de reforma cambial, diz BC
Próximo Texto: Ação da aérea sobe 98,5% na Bolsa de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.