São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo

Estatal diz ter encontrado óleo leve, de melhor qualidade, na bacia de Santos

Reservatório fica em águas rasas, o que gera menos custos para exploração; "Deus resolveu passar no Brasil e ficar", afirma Lula


CIRILO JUNIOR
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A Petrobras anunciou ontem que encontrou óleo leve, de melhor qualidade, em águas rasas na bacia de Santos. A descoberta fica no bloco BM-S-40 e está acima da camada de pré-sal. O teste comprovou altas vazões esperadas para o tipo de reservatório encontrado. Estima-se que possam ser extraídos da região pouco mais de 12 mil barris/dia. A companhia não informou o total estimado de reservas no bloco.
Para o especialista do CBIE (Centro Brasileiro de Infra-Estrutura) Adriano Pires, a vazão de 12 mil barris/dia estimada pela Petrobras é "interessante", na medida em que um poço na bacia de Campos produz, em média, 10 mil barris/dia. "Falta ver quantos poços a Petrobras vai perfurar ali e se terá petróleo mesmo", afirmou.
O poço fica a cerca de 275 km ao sul de Santos. Os reservatórios avaliados estão a 2.080 metros de profundidade. A Petrobras detém 100% do bloco.
O óleo é de 36º API e considerado de boa qualidade. Quanto maior o grau API, mais elevado é o valor do petróleo no mercado. A escala API vai até 50º. O óleo extraído na bacia de Campos, por exemplo, tem de 17º API a 22º API.
"Esse bloco fica mais distante da costa do que Tupi, mas, ao mesmo tempo, terá um custo menor, pelo fato de o petróleo encontrado ficar em menor profundidade. A produção no pré-sal será muito cara", disse. A descoberta foi comemorada pelo presidente Lula, durante visita a El Salvador. "Deus resolveu passar no Brasil e ficar.
Não foi embora", comentou. Lula anunciou a nova descoberta da Petrobras tratando-a como a "terceira notícia boa do dia" - as outras, segundo ele, foram a obtenção de grau de investimento na agência Fitch e o avanço do fundo soberano.
Mais cedo, durante discurso a empresários, Lula ressaltou as recentes descobertas de "grandes blocos de petróleo, com grandes possibilidades de tornar o Brasil um dos três países com maior reserva de petróleo do mundo".
A Petrobras informou que dará continuidade à exploração no bloco BM-S-40, com a perfuração de mais um poço prevista para o mês que vem. "Esta descoberta tem grande importância devido ao potencial de produção de petróleo leve e à localização da jazida em águas rasas", informou a estatal, em nota. Na semana passada, a Petrobras confirmou ter encontrado petróleo na área conhecida como Bem-Te-Vi, também na bacia de Santos. A região fica no pré-sal, a mais de 5.000 metros de profundidade.
A empresa não estimou o tamanho dessas reservas.


Colaborou LETÍCIA SANDER , enviada especial a San Salvador


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Sob críticas de funcionários, Bear Stearns "desaparece"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.