São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

PIB cresce 2,5% no 2º trimestre, diz LCA

O Brasil sai da recessão neste segundo trimestre. A economia do país crescerá 2,5% no período em relação ao trimestre anterior, após registrar dois trimestres consecutivos de queda no PIB. A projeção é da LCA Consultores.
A expectativa da consultoria é que o PIB do primeiro trimestre do ano, que ainda não foi divulgado pelo IBGE, seja 1,5% menor que o do quarto trimestre de 2008.
Como a economia encolheu 3,6% entre outubro e dezembro do ano passado em relação aos três meses anteriores, o país estaria, portanto, em recessão técnica -dois trimestre consecutivos de queda no PIB.
Esse ciclo de retração na economia, no entanto, chega ao fim na metade do ano, segundo a LCA. Se as projeções se confirmarem, o país ainda estará, no final de junho, com a atividade econômica em um patamar 0,5% menor que o do mesmo período de 2008. Mas o mais importante, para a consultoria, é que a tendência é de recuperação.
Com a retomada do crescimento, a LCA espera que o país atinja um crescimento de 0,5% neste ano. "Nossa avaliação é que a atividade econômica está registrando forte recuperação na margem no segundo trimestre", afirma a consultoria, em sua análise.
Para a LCA, indicadores recentes confirmam essa percepção. O Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela FGV, por exemplo, avançou 6% de abril para maio.
Outro índice, que mede a utilização da capacidade instalada da indústria, dá sinais de recuperação. O Nuci atingiu 79,2% em maio -mais que os 78,3% de abril, mas ainda abaixo da média de 83,4% registrada entre 2003 e 2008.
"A ociosidade ainda é elevada (...). Mas o estreitamento da ociosidade é uma boa notícia tanto para o investimento como para o mercado de trabalho, já no curto prazo, na medida em que tende a estancar as demissões na indústria."

PORTA A PORTA
A crise impulsionou a distribuição da empresa de vendas diretas Herbalife, especializada em produtos de nutrição e cuidados pessoais. A companhia registrou crescimento de 10% em sua base de distribuidores independentes no Brasil entre janeiro e março na comparação com o mesmo período de 2008 e tem agora 156 mil distribuidores independentes no Brasil. "Com a crise econômica, a venda direta se tornou uma alternativa de trabalho", afirma Marcelo Zalcberg, diretor-geral da unidade brasileira da empresa. A Herbalife, que já produz 27% de seus produtos no Brasil, começa agora a exportar. A Argentina foi o primeiro país a receber uma barra de proteína produzida no interior do Rio de Janeiro. Segundo Zalcberg, a exportação deve ser ampliada para outros países da América do Sul.

DIÁRIA
François Delahaye, diretor de operações da Dorchester Collection -que reúne alguns dos hotéis mais luxuosos do mundo, como Plaza Athénée e Le Meurice, em Paris, e outros-, veio a SP nesta semana apresentar os novos empreendimentos no Reino Unido, o Coworth Park e o 45 Park Lane, que abrirão em 2010. Delahaye diz que a apresentação de novos projetos no Brasil é estratégica pois aqui há um público que viaja em busca da marca, mas ainda não há planos de abrir um hotel desse porte no país.

Alta da Bolsa foi maior em dólar que em real, diz Economática

A Bovespa está em segundo lugar no ranking de rentabilidade em dólar das Bolsas no ano, segundo levantamento da Economática com os principais índices das Bolsas da América. Até ontem, o Ibovespa se valorizou em 67,8% no ano.
Em moeda local, a valorização é menor -de 41,7%. A Bolsa brasileira também perde uma posição nesse ranking, ficando atrás das Bolsas do Peru e da Argentina (veja acima).
Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, a valorização da Bovespa é maior em moeda estrangeira porque, além da apreciação das ações, houve um ganho de valor pelo fortalecimento do real ante o dólar neste ano.

NA ESCOLA
Cerca de 150 estudantes do Ensino Médio participam, hoje, do Desafio BM&FBovespa 2009, competição promovida pela Bolsa sobre investimento em ações. Entre janeiro do ano passado e abril deste ano, o número de investidores em ações na faixa etária de 16 a 25 anos subiu de 23.201 para 32.659.

INVESTIMENTO
Os 12 shopping centers da Multiplan estão investindo, juntos, mais de R$ 4 milhões em campanhas para o Dia dos Namorados.

AMIANTO
Carlos Lupi (Trabalho) estará na segunda na Mina de Cana Brava, em Minaçu (GO), área de extração de amianto. Ele se reunirá com representantes de quatro centrais sindicais da região, que defendem o uso controlado do mineral e a manutenção dos empregos no setor. O STF está prestes a julgar se a lei que permite o uso do amianto é constitucional.

PORTA
A gaúcha Cinex, do setor moveleiro, abre em junho um showroom em São Paulo, direcionado a arquitetos.


Próximo Texto: Robert Engle: A ameaça que não desaparece
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.