São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

PREOCUPAÇÃO
O que na visão do Congresso poderia ser um bem para os avicultores, na realidade começa a ser uma preocupação. A Câmara Federal tem um projeto de lei que cria vínculo trabalhista entre indústrias e avicultores no sistema de integração.

BASE DA PRODUÇÃO
Pelo menos 90% da produção vem desse sistema, e essa vinculação poderia afastar as indústrias da parceria, na avaliação de Ariel Mendes, da UBA (União Brasileira de Avicultura). Os mais prejudicados seriam os pequenos produtores.

ALOJAMENTO
No congresso da avicultura de Porto Alegre desta semana, o setor mostrou preocupação com o alojamento, que pode atingir 469 milhões de pintainhos neste mês -próximo do recorde de outubro último.

SEM EQUACIONAMENTO
O setor cafeeiro vai entrar no último mês da safra 2008/9 sem o equacionamento da dívida e dos preços pagos aos produtores, diz Eduardo Carvalhaes, do escritório Carvalhaes.

MENOS CAFÉ
A produção de café da Colômbia pode recuar para 10 milhões de sacas em 2009, 13% inferior à de 2008, afirmou Jorge Lozano, da Associação Nacional Colombiana de Exportadores de Café, à Bloomberg.

FÓRUM DO ÁLCOOL
Em tempos de cenário bom para o açúcar e cinzento para o álcool, no curto prazo, o setor sucroalcooleiro se reúne de segunda a quarta-feira em São Paulo. Sustentabilidade, mercados, investimentos e o futuro serão itens em discussão no "Ethanol Summit" da Unica.

PÉ NO FREIO
Após a pressão de produtores brasileiros, as exportações argentinas de leite diminuíram. Mesmo assim, de janeiro a abril os vizinhos conseguiram colocar 19,4 mil toneladas do produto no mercado brasileiro. Esse volume subiu 195% em relação a igual período de 2008.

PERDA NA CARNE
Em 2010, o rebanho de gado bovino argentino deverá recuar para o menor número em 45 anos, segundo estimativas dos pecuaristas. Além de não ter carne para exportar, os argentinos correm o risco de ter de importar o produto.

AINDA NO AZUL
Apesar dessa situação provocada pela seca e por políticas equivocadas do governo argentino, as exportações de carne fresca somaram 90,3 mil toneladas até abril, acima das 76,5 mil de igual período de 2008.

EM QUEDA
O litro do álcool hidratado recuou para R$ 0,5878 nesta semana nas usinas paulistas, 0,55% abaixo do valor da semana passada. O anidro subiu para R$ 0,6785, com alta de 0,34%.


Texto Anterior: "Gazeta" pode ir a leilão em até 30 dias
Próximo Texto: Viracopos e Galeão devem testar modelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.