São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÉREAS

Transporte de cargas por avião tem queda
Os volumes de carga transportada por aviões caíram em maio pela segunda vez neste ano, levando a preocupações de que os altos preços do petróleo podem estar prejudicando o crescimento econômico mundial.
O frete aéreo responde por 40% do comércio mundial em valor e é considerado um indicador antecedente do estado da economia mundial.
O uso de frete aéreo caiu 1,6% em maio, em comparação ao mesmo mês de 2004, segundo a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês).
O volume transportado teve queda na Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte e América Latina. Houve aumento do volume apenas na África e no Oriente Médio.
"A desaceleração no volume de cargas demonstra que o alto preço do petróleo está desacelerando a economia mundial mais rapidamente do que o esperado", disse Giovanni Bisignani, presidente da Iata.
As quedas registradas em maio e em fevereiro deste ano foram as primeiras desde março de 2002.


Texto Anterior: Tendências internacionais - Risco: Fitch rebaixa perspectiva de Portugal e Itália
Próximo Texto: Câmbio: Libra tem menor valor em 8 meses ante dólar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.