São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

RISCO


Fitch rebaixa perspectiva de Portugal e Itália
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a perspectiva para a dívida de Portugal e da Itália para "negativa", devido a preocupações com a deterioração das finanças públicas nos dois países.
A perspectiva negativa significa que o "rating" (nota) da dívida dos países pode ser rebaixado no futuro. Na segunda-feira, a agência Moody's havia rebaixado a dívida de Portugal de "AA" para "AA-".
As decisões das agências reforçam as preocupações do mercado mundial com as divergências econômicas entre os países-membros da zona do euro. Segundo a Fitch, a Itália está "cada vez mais fora de lugar" no grupo.
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, menosprezou a decisão da Fitch, ao dizer que outras agências "mais importantes" não mudaram suas posições.
"Isso não é uma redução de classificação", afirmou Berlusconi. "Ainda é um julgamento em suspenso. O fundamental é que outras agências mais importantes, por outro lado, mantiveram suas perspectivas [para a dívida]."


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Sai daí, Henrique, rápido!
Próximo Texto: Aéreas: Transporte de cargas por avião tem queda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.