São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Nível de atividade em SP tem alta de 2,7%, aponta Fiesp

DA REPORTAGEM LOCAL

O nível de atividade da indústria paulista cresceu 2,7% em maio, depois de amargar queda de 1,4% em abril. O resultado mostra que a indústria segue crescendo, mas em ritmo cada vez menor.
Pelo menos é essa a avaliação da Fiesp, que divulgou ontem os resultados do setor em maio. Para a entidade, a indústria brasileira deve, neste ano, crescer o mesmo ou até menos do que o PIB (Produto Interno Bruto).
A previsão anterior da Fiesp era de que a indústria nacional crescesse algo em torno de 5%, com a economia se expandindo a uma taxa de cerca de 3,5% ou 4%. Agora, espera-se algo mais próximo ao resultado do PIB. O motivo, diz Paulo Francini, da Fiesp, são os resultados da balança comercial, alimentados pelo dólar barato.
Francini diz que, enquanto as exportações crescem a uma taxa de 13% no acumulado do ano até maio e as importações crescem 22%, o que significa que o Brasil pode crescer importando mais relativamente ao aumento das exportações, minando, diz a Fiesp, parte do dinamismo do setor industrial.
O resultado aparentemente positivo de maio é em parte explicado pelo resultado atípico de abril. Nem abril foi tão ruim quanto a queda de 1,4% sugere, nem maio tão bom quanto a alta de 2,7% faz parecer, diz Francini. Abril teve poucos dias úteis, o que explica parte da alta do mês passado.
A tendência de desaceleração da indústria fica mais clara, sugere a Fiesp, quando os dados do INA (Indicador de Nível de Atividade) são agrupados por bimestres.
Assim, no bimestre maio-abril o indicador subiu 0,70%, ao passo que a alta registrada no bimestre anterior havia sido de 1,48%. "A tendência é de estabilização", afirma Francini.


Texto Anterior: Inflação: IGP-M avança 0,75%, o maior aumento desde janeiro
Próximo Texto: Comércio: Vendas cresceram mais de 5% em maio, afirma Fecomercio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.