São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê de jovens empresários da Fiesp faz estágio em favelas do Rio

ROBERTO MACHADO
DA SUCURSAL DO RIO

Dia ensolarado, um grupo de 24 integrantes do comitê de jovens da Fiesp deixa o hotel Everest, em Ipanema, para uma excursão às favelas do Rio. Primeira parada: favela da Grota, no complexo do Alemão (180 mil pessoas concentradas em 23 favelas).
As duas vans estacionam ao lado de uma barricada da Força Nacional de Segurança, que protege obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A visita é organizada pela ONG AfroReggae, que garante livre trânsito. Logo no início da caminhada, o grupo se depara com um traficante, que exibe um fuzil usado para abater helicópteros. "A ordem é não olhar nem fotografar. Foto só quando eu falar que pode", diz Johayne Hildefonso, diretor do AfroReggae.
Na favela de Vigário Geral, berço do AfroReggae, os visitantes são recebidos por um grupo de percussão. Passa das 13h e a fome aperta: "Quando a gente vai para a Chupetinha?", pergunta o incorporador imobiliário Roberto Rizk. O feijão com couve na pensão da dona Chupetinha é parada obrigatória. Preço: R$ 10 por pessoa. À tarde, o grupo visita núcleos do AfroReggae em três favelas. Neles, são oferecidos cursos de música, dança e informática. Em todos, a dinâmica é a mesma: os visitantes trocam experiências com alunos e professores.
"A lição que fica é a capacidade do AfroReggae multiplicar lideranças, mantendo a motivação delas. Esse é o desafio das empresas", diz Pedro Gusmão, sócio de uma operadora de telefonia.
A visita do núcleo jovem da Fiesp termina na associação Parque Proletário, em Vigário Geral. Fundada em 1961, ela abriga um pequeno auditório.
Àquela altura, os "paulistas" já dançavam com os moradores na apresentação do grupo Afrosamba.


Texto Anterior: Reunião tenta acordo para baixar petróleo
Próximo Texto: Montadoras: Para Lula, mundo vai se curvar aos biocombustíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.