São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRIBUIÇÃO
Governo está ganhando por 3 a 0
STF julga hoje Cofins sobre combustíveis

da Reportagem Local

O Supremo Tribunal Federal retoma hoje o julgamento sobre a incidência ou não da Cofins sobre as empresas dos setores de energia elétrica, telecomunicações, derivados de petróleo, combustíveis e minerais. A Cofins foi de 2% entre abril e 92 e janeiro de 99 e de 3% a partir de fevereiro.
Se o julgamento não for retomado hoje, deverá entrar na pauta da sessão especial de amanhã. Se isso não ocorrer, o julgamento ficará provavelmente para agosto, após o recesso do Judiciário.
Em 5 de novembro do ano passado foi suspenso o julgamento de três recursos da União contra liminares obtidas por uma empresa mineradora, um posto de combustível e uma destilaria de álcool para não pagar a Cofins.
Esses três casos servirão de referência para vários processos judiciais pendentes. O governo está confiante na vitória, pela qual terá arrecadação adicional estimada em R$ 2,4 bilhões anuais.
Dos 11 ministros do STF, três já deram voto a favor da União: Carlos Velloso, relator dos recursos, Nelson Jobim e Maurício Corrêa.
O julgamento foi adiado porque o ministro Moreira Alves pediu tempo para analisar os processos detalhadamente.
As liminares obtidas pelas empresas sustentam que o artigo 155 da Constituição garante imunidade tributária naquelas operações.


Texto Anterior: Limite de faturamento de pequena empresa vai subir
Próximo Texto: Ciclo volta hoje com Dudu de Carvalho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.