UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo confirma participação de fundos no setor

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, confirmou ontem em Curitiba que o governo vai incentivar a participação de fundos de pensão para investir nas companhias de energia privatizadas. O objetivo é dar fôlego financeiro a empresas que estão em crise.
A inclusão dos fundos, disse Rosa, está prevista no modelo que está sendo elaborado pelo Ministério de Minas e Energia. O governo quer que o modelo entre em vigor em janeiro.
"Certamente fundos de pensão poderiam ter atratividade num sistema sólido", afirmou Pinguelli Rosa, que foi ao Paraná discutir com o governador Roberto Requião (PMDB) propostas para a criação do "pool" que irá coordenar as operações e a venda de energia. "O pool visa criar um sistema estável no qual os fundos possam entrar para colocar o seu dinheiro."
Segundo ele, a injeção de dinheiro dos fundos poderia tirar empresas da crise. "Há empresas privatizadas com dívidas impagáveis." Ele ponderou que a participação se limitaria ao setor privado. As estatais, diz, estão em situação melhor.
Para ele, os subsídios a empresas privatizadas devem continuar, mas só serão válidos se houver contrapartida social.
(DIMITRI DO VALLE)


Texto Anterior: Energia: Sócio terá de ajudar elétrica, diz Dilma
Próximo Texto: Saúde: Setor de remédio tem oligopólio, diz ministro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.