UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAXAS

Taxas estão acima das de 2002

BC registra pequeno recuo no juro bancário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma boa e uma má notícia foram divulgadas ontem pelo Banco Central. A boa é que a taxa de juros cobrada pelos bancos recuou em junho, na comparação com maio, de 57,8% para 56,7% em média. A ruim é que os juros praticados ainda estão bem acima daqueles do final de 2002 (51%).
Os juros mais altos são os cobrados nos empréstimos a pessoas físicas, que chegaram a 81,4% ao ano. Nos créditos concedidos a empresas, a taxa é um pouco menor: 38,6% ao ano.
Os juros cobrados no cheque especial ficaram em 177% ao ano, recuo de 0,6 ponto percentual em relação a maio. No capital de giro das empresas, a taxa caiu 0,8 ponto e chegou a 44% ao ano
Mesmo com a queda na Selic de meio ponto no mês passado, a diferença entre a taxa e os juros cobrados pelos bancos de seus clientes ainda é grande. Na média, o chamado "spread" bancário chegou a 33,1 pontos em junho.
Apesar de os juros terem crescido neste primeiro semestre, o BC afirma que, nos próximos meses, eles devem cair mais.


Texto Anterior: Saúde: Setor de remédio tem oligopólio, diz ministro
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar tem maior valor em quase dois meses
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.