São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novas linhas elevarão tarifa de eletricidade

DA FOLHA ONLINE

Os preços da energia elétrica serão elevados com a entrada em operação das novas linhas de transmissão que serão concedidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A opinião é do diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema), Mário Santos.
No entanto, serão reduzidos os riscos de "apagão", disse Santos.
Segundo ele, serão investidos cerca de R$ 36,6 bilhões no setor de transmissão até 2012.
Já o patamar de aumento das tarifas, segundo ele, depende do tamanho do mercado.
"Quanto vai aumentar depende da dimensão de mercado. Se o mercado cresce muito, há uma base nova de rateio. Essa proporção depende muito da velocidade como a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] define recuperação tarifária, de investimento, e também da base de mercado. Se o mercado cresce mais, você tem mais gente para pagar."
Santos afirmou ainda que o país vive um momento favorável em seus reservatórios e que há energia suficiente para atender a demanda com tranqüilidade pelos menos nos próximos dois anos e meio.
"A situação é muito favorável. Não significa que não podemos ter algum problema. Mas para ter algum problema precisaria uma hidrologia pior do que a que já aconteceu na nossa história. Eu não conto só com o que está no reservatório, mas também com as obras e os recursos [que estão sendo realizados]."


Texto Anterior: BC tem "medo de inflação", diz Lessa
Próximo Texto: Retomada: Indústria de SP amplia vendas em 22% no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.