São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula cria cargos e transforma Secretaria da Pesca em ministério

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem na Bahia medida provisória transformando em ministério a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. Segundo o presidente, o ato dobra o orçamento da instituição, de R$ 250 milhões para R$ 500 milhões, e cria 200 cargos. Pela manhã, Lula participou da inauguração da primeira fábrica de biodiesel da Petrobras. À tarde, esteve na formatura de 1.200 pessoas inseridas em programa de alfabetização do governo estadual.
Lula lançou o plano de desenvolvimento sustentável da pesca, que prevê a concessão pública de 40 reservatórios de água da União, como lagos e barragens, para a criação de pescado em cativeiro. As áreas, a serem cedidas por 20 anos, prorrogáveis por mais 20, serão identificadas, demarcadas e entregues a pequenos produtores. A meta, segundo o governo, é aumentar em 40% a produção de pescado até 2011. A produção saltaria de 1 milhão de toneladas/ano para 1,4 milhão de toneladas/ano. O projeto prevê a criação da Embrapa Aqüicultura e a instalação de centros de pesquisa em dez regiões.
(FÁBIO GUIBU e LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Álcool de milho é "idéia de jerico", afirma ministro
Próximo Texto: Metalúrgicos recusam proposta de aumento salarial de 7,5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.