São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Tinto vai investir US$ 2 bilhões em Corumbá

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A mineradora anglo-australiana Rio Tinto anunciou ontem investimentos de US$ 2,11 bilhões na ampliação de sua mina de minério de ferro em Corumbá (540 km de Campo Grande) e da cadeia logística associada à produção.
O objetivo, segundo a empresa, é ampliar em seis vezes a capacidade anual -de 2 milhões de toneladas anuais para 12,8 milhões de toneladas.
"A expansão de Corumbá [...] irá capitalizar a crescente demanda por minério de ferro de elevada qualidade nos mercados da América do Sul e do Oriente Médio e aumentar a presença da Rio Tinto na Europa", diz a empresa em nota.
Além de incremento na produção, o projeto prevê a construção de dois novos portos ao longo da hidrovia Paraguai-Paraná, por onde será feito o escoamento do minério. Um deles no distrito de Albuquerque (a 60 km de Corumbá), outro em Agraciada (Uruguai).
A 350 km de Agraciada, em águas internacionais do rio da Prata, será feito o transbordo da produção para navios maiores -Panamax e Capesize. "Foi incluído um novo contrato de serviços de longo prazo para a operação de transbordo do minério de ferro, carregando navios transoceânicos que seguirão para os mercados internacionais", diz a nota.
O chefe executivo da Rio Tinto, Tom Albanese, qualifica o investimento, na nota, como "um passo adiante" nos planos de diversificação das operações de minério de ferro da empresa -hoje concentradas na região de Pilbara, na Austrália. (RODRIGO VARGAS)


Texto Anterior: Definição sobre investimento em portos é adiada
Próximo Texto: Teles admitem que há pouca competição na telefonia fixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.