São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

British Airways e Iberia negociam fusão

Acordo formará uma das maiores empresas aéreas do mundo e acontece no momento de busca de corte nos custos

DA REDAÇÃO

A British Airways, do Reino Unido, e a espanhola Iberia disseram ontem que discutem uma fusão para formar a segunda maior empresa aérea da Europa e a terceira maior do mundo. As negociações acontecem em um momento em que as companhias do setor buscam diminuir custos, especialmente devido aos aumentos nos preços do combustível de aviação.
A fusão se daria por meio da troca de ações das duas empresas e as duas marcas seriam mantidas. A British Airways já é a segunda maior acionista da companhia espanhola, com 13,15% de participação, e a Iberia recentemente adquiriu 2,99% dos papéis da rival.
"O cenário da aviação está mudando e a consolidação das empresas aéreas está muito atrasada. A combinação dos balanços, as sinergias previstas e a adequação das redes das empresas tornam a fusão uma oferta atraente, especialmente no atual ambiente econômico", afirmou o presidente-executivo da British Airways, Willie Walsh, em comunicado.
Várias empresas do setor, especialmente dos EUA, vêm discutindo fusões, mas o único que foi adiante recentemente foi o da Delta Air Lines com a Northwest Airlines, anunciado em abril e que deve formar a maior empresa de aviação americana.
A Delta anunciou ontem mais uma medida para aumentar o seu faturamento. Vai dobrar, para US$ 50, o preço do check-in da segunda bagagem.


Texto Anterior: Teles admitem que há pouca competição na telefonia fixa
Próximo Texto: BRA tentará voltar com vôos fretados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.