São Paulo, quinta-feira, 30 de julho de 2009

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GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Fiesp vai propor a Lula desoneração da cesta básica

Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), entrega hoje ao presidente Lula um estudo feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas que sugere a redução de 5% das alíquotas do PIS e da Cofins que incidem sobre itens da cesta básica.
Será logo depois do encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, na Fiesp. O objetivo da proposta da Fiesp/ FGV é reduzir a carga tributária que recai sobre a população de baixa renda.
De acordo com o estudo, o peso dos impostos sobre os alimentos é muito elevado e sobrecarrega principalmente as classes de renda mais baixa.
Os cálculos são que a medida representaria um custo de até R$ 4 bilhões para os cofres públicos em um ano.
Skaf argumentará que esse custo retornaria em proporção muito maior ao setor público no médio prazo pelo próprio aquecimento da economia.
Segundo o estudo, a medida teria um papel de contribuir para o processo de distribuição de renda, além de acelerar a recuperação da economia.
Skaf também deve dizer a Lula que essa desoneração tem a vantagem de beneficiar a classe de baixa renda, quando outras desonerações, como a que foi concedida para a compra de carros novos, atingiram principalmente a classe média.
Para a Fiesp, a medida teria também um efeito bastante positivo sobre a indústria de bens de consumo, já que liberaria uma parte do orçamento para outros gastos.
Apesar de o país já ter saído da recessão, os dados da Fiesp mostram que a indústria se recupera em ritmo lento. A desoneração tributária para alimentos beneficiaria a indústria.

BAIXA RENDA
A Coca-Cola Brasil iniciou neste mês o projeto Coletivo, que busca alavancar negócios na classe C e D. A empresa oferece cursos de capacitação para o varejo para jovens de comunidades carentes.

DE OLHO
No momento, participam do projeto três comunidades de São Paulo (Paraisópolis, Brasilândia e Ermelino Matarazzo) e outras duas de Recife. A Coca-Cola também busca mapear os hábitos de consumo na baixa renda.

OPALA
A General Motors do Brasil entrega hoje seu acervo de 84 anos, que reúne fotos, documentos e fitas de audio, para a Anfavea (associação de montadoras). A entidade integrará o material da GM ao projeto Memória da Indústria Automobilística Nacional.

ÂNCORA
Adam Goldstein, presidente mundial da Royal Caribbean, virá ao Brasil na próxima semana para conhecer o escritório da companhia de cruzeiros em São Paulo.

COLCHÃO
O resultado da Comgás no primeiro semestre do ano evitou um queda maior no lucro operacional da British Gas, uma dos principais acionistas da distribuidora. A British Gas sentiu o reflexo negativo da queda nos preços das commodities e registrou um lucro 21% menor no período: 2,247 bilhões.

REPASSE
Segundo relatório da British Gas a investidores, o lucro operacional da Comgás no semestre foi de 184 milhões, cerca de 200% acima do registrado no período em 2008. O motivo apontado para o bom desempenho foi a continuidade do repasse dos custos do gás.

COMPRAS
O Campos do Jordão Market Plaza, shopping sazonal do Grupo Doria, bateu seu recorde de público em 14 anos: 339 mil visitantes até terça. O shopping estará aberto até 2 de agosto.

INJEÇÃO
O hospital Leforte, que acaba de receber o Habite-se, já tem data de abertura: 3 de agosto. O projeto soma R$ 42 milhões em investimentos.

ACONCHEGO
A decoradora Christina Hamoui criou uma unidade para atender a demanda por projetos para ambientes corporativos em seu escritório, que atende há 11 anos projetos residenciais de alto padrão -ambientes acima de 300 metros quadrados. Os pedidos de executivos que fizeram a decoração de suas casas com Hamoui para que ela decorasse também seu escritório motivaram a entrada no mercado corporativo, que já conta com clientes como TNG e MasterCard Black. A expectativa de Hamoui é aumentar em 50% o faturamento do escritório com a nova área de atuação. "Os executivos nos procuram para fazer projetos que aproximem o escritório do ambiente de casa, com mais aconchego e detalhes."

REFORÇO NO INVERNO
Alberto Lenz Cesar, diretor-geral do hotel Toriba, de Campos do Jordão, investiu R$ 4 milhões em ampliações do empreendimento, que em temporadas de inverno recebe 2.000 hóspedes. O recurso inclui ampliação do restaurante, construção de um spa L" Occitane e de novos chalés. A ameaça da gripe suína não espantou os turistas do frio de Campos neste inverno, segundo Cesar. "Até ajudou, pois muitas pessoas que cancelaram viagens para a Argentina vieram para cá."



com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e ÁLVARO FAGUNDES


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