São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Safra 2003
Os técnicos do Deral paranaense foram a campo para a segunda pesquisa de intenção de plantio na safra de verão no Estado. Não deu outra: os produtores mostraram ainda mais intenção de plantar soja e estão reduzindo a área de milho mais do que se previa.

Perto do líder
A produção total de verão no Paraná chegará a 18 milhões de toneladas, 2,7% mais do que na anterior. A área de soja subirá para 3,5 milhões de hectares, com produção de 10,8 milhões de toneladas. Se o volume se confirmar, o Estado se aproximará do líder Mato Grosso, para quem perdeu a liderança recentemente.

Fuga do milho
A área do milho será reduzida para 1,4 milhão de hectares, com queda de 6%, diz Vera Zardo. A área é a menor desde o início dos anos 90 -quando o Deral começou a separar as áreas das safras de verão e da safrinha. A produção cairá para 6,9 milhões de toneladas, a menor desde a safra 96/97.

Safra 2002
O IBGE divulgou ontem que a safra nacional deste ano será de 98,7 milhões de toneladas, contra 98,5 milhões em 2001. Esses dados se referem a julho e indicam uma safrinha de milho 8,5% menor do que a esperada em junho. No caso do trigo, a queda foi de 2,8% de uma estimativa para a outra.

Como fica
Nas contas do IBGE, a produção de milho, após ter atingido 41,4 milhões toneladas em 2001, recua para 35,6 milhões neste ano. A de soja sobe para 41,8 milhões de toneladas (mais 11%) e a de trigo, para 4,2 milhões (mais 27%).

O preço da crise
A produção argentina de leite cairá 20% neste ano. Clima adverso, queda na qualidade da alimentação do gado, custo da ração e fechamento de ordenhas pelo país todo são os maiores motivos para a queda, diz a agência Agrositio.

Especial para Roraima
A Embrapa desenvolveu vários tipos de soja para Roraima. Devido às peculiaridades da terra da região, o produtor deverá escolher a variedade com as melhores características agronômicas e maior potencial de produtividade.

Queda acentuada
O preço do boi gordo teve forte queda ontem no mercado futuro de São Paulo. Chuvas em Mato Grosso do Sul e aumento de escalas de alguns frigoríficos contribuíram para a queda, segundo Rodrigo Brolo, da Termo Multistock. O contrato de outubro recuou para R$ 52,72 a arroba.

Volume maior
O governo aumentou o volume de arroz nos leilões. No próximo, que será dia 4 de setembro, serão 45 mil toneladas. Com isso, o volume acumulado das últimas semanas somará 125 mil toneladas, o que deve acalmar um pouco o mercado, diz Romeu Fiod.

Quebra no Canadá
Os canadenses deverão colher a menor safra dos últimos 30 anos. A seca derrubou a produção de trigo para 15,4 milhões de toneladas (20,6 milhões na anterior), a menor desde 1974. Já a produção de cevada recua para 7,9 milhões de toneladas (11 milhões na anterior), a menor desde 1968.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Em quatro pregões de alta, Bolsa sobe 8%
Próximo Texto: Comércio exterior: BNDES financia venda de vagões de metrô
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.