São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

País deverá avaliar preços

Para CNA, Rússia só fala de embargo após leilão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A negociação sobre o embargo russo à carne do Brasil deve ser retomada após o dia 11 de outubro, segundo análise da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Nesse dia, a Rússia fará um leilão internacional, quando deve "testar" preços mundiais.
A compra de carne por leilão não é uma prática comum no país, informou a entidade. A Embaixada do Brasil na Rússia confirmou a existência do leilão internacional. Os diplomatas vêm trabalhando para que haja resposta antes do dia 11. Mas, até o momento, não houve nenhuma manifestação do governo russo.
Esta é a segunda vez no ano em que a Rússia suspende as importações de carne do Brasil. Os dois casos estão relacionados ao surgimento de focos de febre aftosa. O primeiro ocorreu em junho, no Pará, e o segundo, no início do mês, no Amazonas -Estados que não integram a zona livre da doença e não exportam carne.
Para Antenor Nogueira, presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte CNA, a estratégia russa é verificar, no cenário internacional, se outros países podem oferecer preço e quantidade similares ao Brasil. Hoje, os produtores brasileiros fornecem à Rússia 20% de sua necessidade de importação. "Eles querem colocar um termômetro no mercado", disse.
Nogueira reforça sua análise apontando a pequena quantidade que será comprada. São cerca de 7.000 toneladas de carne bovina, comparadas às 700 mil toneladas que serão importadas neste ano. O Brasil já exportou para a Rússia até agosto 98 mil toneladas e estima vender um total de 140 mil toneladas até o fim do ano.
"Os produtores brasileiros ainda têm fôlego, sem prejuízos, de 45 a 60 dias, pois a Rússia liberou o embarque dos contratos já firmados", disse Nogueira.
(LUIS RENATO STRAUSS)


Texto Anterior: Polêmica: Plantio de transgênico será legal, diz ministro
Próximo Texto: Comércio mundial: Acordo Mercosul-UE está à beira do colapso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.