São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituições brasileiras não serão afetadas, diz Febraban

DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições financeiras brasileiras não correm o risco de ter os problemas de caixa que ameaçam as americanas.
"O bancos brasileiros estão em uma situação muito boa comparada à dos demais, do ponto de vista de capitalização", disse ontem Rubens Sardenberg, superintendente de economia da entidade. "É muito diferente, não dá para comparar. O Brasil não tem bancos alavancados como os de investimento dos EUA."
Para as instituições locais, a principal conseqüência, até agora, está sendo a dificuldade em captar recursos no exterior. Com isso, também fica mais complicado para pessoas físicas e jurídicas tomarem empréstimos no país. Segundo o Banco Central, cerca de 8% dos financiamentos liberados pelo sistema financeiro no Brasil são realizados com dinheiro captado no exterior.

Normas
Em palestra a lojistas de Belo Horizonte, ontem, o diretor de Liquidação e Desestatização do BC, Antônio Gustavo Matos do Vale, afirmou que o Brasil dispõe de regulações para garantir controle do sistema financeiro.
"Não acredito que os bancos brasileiros e o sistema como um todo terão grandes problemas por inadimplência", disse.


Colaboraram a Sucursal de Brasília e a Agência Folha, em Belo Horizonte


Texto Anterior: Bolsas européias caem com problemas em bancos
Próximo Texto: Fed injeta mais US$ 630 bi no mercado para atenuar a crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.