São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

Congresso foi em Uberaba

Encontro conclui que carne não é vilã de dieta

JOSÉ SERGIO OSSE
ENVIADO ESPECIAL A UBERABA (MG)

Os méritos do 5º Congresso Brasileiro de Raças Zebuínas, promovido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em Uberaba na semana passada, foram, de acordo com os participantes, levantar questões mais específicas sobre a produção pecuária no Brasil.
O objetivo do evento era, desde o início, levar adiante a discussão sobre a importância nutricional da carne numa dieta saudável. Nesse sentido, apresentaram palestras especialistas da área de saúde, desde nutricionistas até médicos pediatras.
Durante o evento, foram colocados os resultados de desenvolvimento físico de pessoas e crianças que mantinham dietas estritamente vegetarianas e das que mantinham uma dieta balanceada com carne. De acordo com os números dos especialistas, o que fica provado é que uma dieta, para ser realmente saudável, não deve excluir nenhum grupo alimentar, inclusive carnes vermelhas.
A abertura do congresso, no último dia 20, foi realizada pelo ex-ministro da saúde e médico cardiologista Adib Jatene. Segundo ele em sua palestra, o mito de que a carne faz mal ao coração foi criado após a Segunda Guerra Mundial, quando estudos sobre as causas da arteriosclerose (obstrução das artérias do coração) apontaram a gordura saturada como a grande vilã da doença. Jatene afirmou que esses estudos apenas indicaram um dos fatores que contribuem para a doença. Para ele, melhor do que privar uma pessoa com colesterol alto do consumo de carne vermelha é tratar a doença com dieta balanceada e medicamentos específicos para cada paciente.
Além de Jatene, outros profissionais de saúde defenderam a carne bovina durante suas palestras, como a nutricionista e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, Semíramis Martins Alvares Domene.
Segundo ela, a falta de ferro é a principal carência alimentar da humanidade e, como o organismo não tem mecanismos para "estocar" o ferro consumido, ele deve vir pronto na alimentação. Uma das principais fontes do nutriente, diz ela, é a carne vermelha, daí a sua fundamental importância na dieta humana. "O consumo de carne é essencial para evitar anemia", disse ela.


O jornalista José Sergio Osse viajou a Uberaba a convite da ABCZ

Texto Anterior: Pão de Açúcar tem lucro, mas fechará lojas
Próximo Texto: Panorâmica - Aviação: Gol deve terminar 2002 com frota 90% maior e vôo para Porto Seguro (BA)
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.