UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks culpa Brasil por queda no lucro mundial

DA REDAÇÃO

A Volkswagen, maior montadora européia, afirmou que seu lucro cairá pela metade neste ano e colocou parte da culpa no Brasil. Segundo a empresa, que apresentou os números ontem, em Frankfurt, os maus resultados se explicam pela valorização do euro, pelos custos com o lançamento de novos modelos e pelos gastos com a reestruturação no país.
A Volks informou que fez uma provisão de 120 milhões (cerca de US$ 140 milhões) em seu balanço do terceiro trimestre para cobrir as despesas que terá no Brasil com a eliminação de cerca de 4.000 postos de trabalho e com a redução da capacidade.
"Todas as provisões foram feitas no terceiro trimestre. Poderão haver alguns custos adicionais no quarto trimestre, mas serão em menores dimensões", afirmou o diretor financeiro da empresa, Hans Dieter Poetsch.
Nos nove primeiros meses do ano, a Volks registrou uma queda de 53% no lucro líquido, que recuou para 951 milhões. As vendas no Brasil caíram 19,9% ante o resultado obtido entre janeiro e setembro do ano passado.
Apesar dos problemas neste ano, a montadora espera um 2004 melhor. Para o Brasil, a expectativa é de lucro no ano que vem.
Em todo o ano passado, a montadora obteve um lucro operacional de 4,76 bilhões. Para 2003, a estimativa é que o resultado fique abaixo da metade desse valor.
De acordo com a companhia, a oscilação cambial responde por mais da metade da queda nos lucros. Com o euro mais forte, cai a receita com exportações e com atividades fora da Europa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Trabalho: Greve pára 27 mil nas montadoras paulistas
Próximo Texto: Comércio exterior: Negociação européia é tão difícil quanto Alca
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.