São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova divisão no mercado mundial prejudica o Brasil

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

O Brasil está com forte avanço no mercado externo de carne bovina, mas a reabertura do mercado japonês aos EUA deverá provocar novas divisões nas fatias dos principais exportadores. O Brasil perde parcela do mercado que tem.
A Austrália, que substitui os Estados Unidos nas vendas de carne bovina para Japão, Coréia do Sul e Taiwan neste ano, devido ao primeiro caso da doença da vaca louca nos EUA, em dezembro passado, perde esses mercados e deve voltar a buscar países que, em parte, tinha deixado para o Brasil.
Com a saída dos americanos do mercado japonês, o Japão recorreu à Austrália, responsável por 91% da carne importada neste ano pelos japoneses.
Os americanos pagaram caro pela ocorrência de um caso de vaca louca no país. Perderam 90% do seu mercado externo e os abates internos recuaram 9,6% até setembro em relação ao mesmo período de 2003.
O presidente da Central Bela Vista, Jovelino Mineiro, diz que o país perde mercado nessa volta dos EUA ao cenário internacional. Ele lembra, no entanto, que essa perda não será grande porque o país é um dos principais fornecedores de carne com preços baixos.


Texto Anterior: Comércio exterior: Exportação de carne bovina é recorde
Próximo Texto: Novo papel: Grendene faz estréia na Bolsa de Valores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.