São Paulo, sexta-feira, 30 de outubro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Indústria de semicondutores prevê corte de investimentos

A meta do governo brasileiro de introduzir no país a indústria de semicondutores -um dos componentes da fabricação de eletrônicos- ainda pode estar longe de ser atingida.
Um levantamento da KPMG realizado neste semestre com as cem maiores empresas de semicondutores no mundo aponta uma queda no otimismo entre os empresários por conta da crise e uma menor disposição para expansões.
A indústria lá fora pretende reduzir investimentos e gastos com pesquisa e desenvolvimento, em razão da perspectiva de baixa rentabilidade e faturamento.
"Um cenário tão pessimista dificulta a vinda da indústria ao país, que ainda não tem fabricantes de semicondutores e quer atraí-los", diz Jarib Fogaça, sócio-líder do setor de Eletrônicos da KPMG no Brasil.
Só 26% dos entrevistados pela KPMG preveem aumento nos investimentos ainda para este ano e 46% acreditam em crescimento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento. Há um ano, esses índices eram de 57% e 75% respectivamente. Mais da metade já pretende reduzir a força de trabalho.
O BNDES tem negociações para viabilizar a instalação de fábricas de semicondutores no mercado doméstico, remontar uma rede de fornecedores e promover o ressurgimento de um setor industrial atropelado pelos asiáticos.
A China foi classificada, pela terceira, segundo o estudo, como a área mais importante para a indústria de semicondutores, por oferecer mão de obra barata e infraestrutura instalada para a produção.
No Brasil, por sua vez, os semicondutores continuam sendo um dos produtos eletroeletrônicos mais importados, totalizando US$ 4,04 bilhões de importações em 2008, segundo dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Folha Top of Mind premia 46 marcas

Em sua 19ª edição, o prêmio Folha Top of Mind distribuiu 57 troféus a 46 marcas, anteontem à noite. Comandada pelo ator Dan Stulbach e pela apresentadora Fernanda Lima, a cerimônia reuniu cerca de mil pessoas na casa de shows HSBC Brasil, em SP. ""É o reconhecimento do consumidor, o prêmio por um trabalho de longo prazo. Skol é uma marca que aposta em novidades e que não depende de celebridades", disse Ligia Gonçalves, 33, diretora de marketing das marcas Premium e Skol da AmBev. A Skol venceu o Top Performance. Coca-Cola, Omo e Nike dividiram a vitória no Top do Top, que aponta as marcas mais lembradas pelos brasileiros, em levantamento nacional realizado pelo Datafolha. Pela primeira vez, a Nike esteve entre as vencedoras. "A Nike tem vários pontos de contato com o público. Começou com a seleção brasileira, em 97", disse Tiago Pinto, diretor de marketing da Nike Brasil. A Coca-Cola conquistou sua 16ª vitória. ""O Brasil é um país-chave, o terceiro que mais consome Coca-Cola no mundo, atrás dos EUA e do México. É mais que a lembrança. Coca-Cola é uma das marcas mais queridas, se não for a mais, do Brasil. Esse é o sentido do prêmio", disse Henrique Mascarenhas, 35, gerente de marketing da Coca-Cola. Com 80 anos de Brasil, a Unilever levou nove prêmios e viu Omo vencer o Top do Top pela 17ª vez. ""Todas as marcas são especiais, mas Omo acaba sendo a mais relevante da Unilever", afirmou Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de assuntos corporativos da empresa, que também teve as marcas Hellmann's, Kibon, Seda, Lux e Rexona premiadas.

DINHEIRO NA MÃO

Cursos de educação financeira para funcionários dentro das empresas, sem custo para empregadores ou trabalhadores, passarão a ser oferecidos pela corretora SLW. A sua meta é ampliar em 20% a base de clientes com a iniciativa, diz Robson Queiroz, da SLW. A empresa criou um comitê para desenvolver essa atividade há dois meses e negocia atualmente a realização de oito cursos. Com 38 anos, a corretora tem 9.000 clientes ativos e 25 mil cadastrados.

BAIANO
O Itaú Unibanco inicia hoje em Salvador uma unidade de private banking. Os clientes desse segmento eram atendidos por profissionais sediados na região Sudeste. O atendimento será feito no Itaú BBA da cidade. "O aumento no volume de investimentos na região Nordeste proporcionou as condições necessárias para criarmos esta estrutura regional", diz Paulo Meirelles, diretor comercial de Private Banking do banco.

MORDIDA
O mercado de prótese dentária brasileiro movimenta cerca de US$ 72 milhões por ano, segundo a Apdesp (associação dos técnicos em prótese dentária de SP), que promove até domingo, em SP, o 11º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária.

PRESÉPIO
Para este Natal, os shoppings da Sonae Sierra Brasil receberão R$ 7,5 milhões de investimentos, que incluem decoração ecológica, sorteios de carros e publicidade. A meta é receber mais de 12 milhões de consumidores. A empresa é dona e administradora de dez shoppings no país. O Center Norte, em São Paulo, está investindo R$ 3,6 milhões, incluindo decoração, promoção e campanha publicitária. A expectativa é de um aumento nas vendas de cerca de 12% ante o mesmo período de 2008.

CADEIRAS
A Metalfrio Solutions contratou Marcelo Moojen Epperlein para assumir a vice-presidência da empresa. Epperlein já foi diretor-geral do UOL e atuou em empresas como Le Lis Blanc e Boehringer Ingelheim.

NO BOLSO 1
O faturamento real do comércio no Estado do Rio de Janeiro cresceu 2,6% em setembro ante o mesmo mês de 2008, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio que a Fecomércio-RJ divulga hoje. Trata-se do melhor resultado do ano, que teve forte influência do comércio automotivo, cujo crescimento foi de 7,1%. No último mês do benefício da isenção do IPI para carros novos, as vendas de concessionárias de veículos cresceram 10,4%.

NO BOLSO 2
Na pesquisa da Fecomércio-RJ, o grupo "Bens Não Duráveis", mais ligado ao nível de renda disponível, cresceu 2,1%, mantendo uma série ininterrupta de resultados positivos desde abril de 2004. Já o grupo "Bens Duráveis", que também foi favorecido pela isenção do IPI para linha branca, registrou queda de 0,4% no faturamento em setembro, ante o mesmo mês de 2008.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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