São Paulo, sábado, 30 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Preço garantido
Após boa evolução dos preços da soja nos últimos três anos, os produtores poderão ter rendimentos ainda maiores em 2003. Demanda externa aquecida e redução de estoques garantirão preços elevados para a soja, segundo análise de Fernando Muraro, da Agência Rural de Curitiba.

Exportações aquecidas
A média das exportações dos Estados Unidos nas últimas dez semanas é de 865 mil toneladas, um ritmo bastante aquecido, diz Muraro. Neste ano-safra (setembro de 2002 a agosto de 2003), as exportações norte-americanas de soja devem somar 24,2 milhões de toneladas.

Acima do previsto
As exportações acumuladas de soja da safra 2002/3 já atingem 15,2 milhões de toneladas, volume apenas 1,4 milhão de toneladas menor do que o do mesmo período de 2001/2. Esperava-se queda maior, já que as exportações deste ano não devem repetir o volume de 29 milhões de toneladas do ano passado.

Queda nos estoques
Muraro diz que o ritmo atual das exportações não deve garantir estoques finais de 5 milhões de toneladas nos Estados Unidos em agosto do próximo ano, como está previsto. Devem ficar próximo dos 3 milhões de toneladas. Essa redução garantirá preços elevados para a soja, diz ele.

O grande mercado
A China é o grande consumidor dessa forte demanda por soja. Nesta safra, os chineses já importaram 3,3 milhões de toneladas dos norte-americanos, diz Muraro. Na anterior, tinham comprado 2 milhões de toneladas.

Alívio em MT
Choveu ontem em Mato Grosso. Com isso, as áreas de soja que estavam sofrendo os efeitos da forte estiagem podem se recuperar. Mesmo assim, algumas áreas terão de ser replantadas. Essa chuva poderá garantir os 50 milhões de toneladas do produto para o país nesta safra, diz Muraro.
Abaixo do previsto
Assim como no Paraná, a safra de trigo teve forte quebra no Rio Grande do Sul. Os dados de ontem da Secretaria de Agricultura do Estado apontam para uma safra de 1,09 milhão de toneladas, 21% inferior às previsões iniciais. A produtividade média dos gaúchos foi de 1.444 quilos por hectare. Excesso de chuvas foi uma das causas da quebra.

Clima adverso
Na Nova Zelândia, a primavera mais fria dos últimos 30 anos está trazendo sérios prejuízos à agropecuária. O clima provocou a morte de 250 mil ovelhas. Houve a perda, ainda, de 9 milhões de bandejas de kiwi, de 2 milhões de caixas de maçã e de 30 mil toneladas de uva, segundo estimativas iniciais.

Melhor aqui
A negociação do açúcar no mercado interno remunera os produtores em 20% a mais do que no exterior, segundo o Cepea. Os negócios internos continuam lentos, e o preço atual é 1,58% inferior ao do início do mês.

Produção agropecuária
Oito Estados somam 78% do valor da produção agropecuária brasileira. São Paulo lidera com 16%, seguido de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, com 12%. Os dados estão na revista "Informações Econômicas", do IEA.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa sobe 3,3% no mês e cai 22,6% no ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.