São Paulo, quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

DIREITOS AUTORAIS

Nokia apresenta mais queixas contra a Apple por patentes

DA REDAÇÃO

A Nokia, a maior fabricante mundial de aparelho celular, ampliou a disputa judicial com a Apple, entrando com uma reclamação na Comissão Internacional de Comércio dos EUA (ITC, na sigla em inglês) em que acusa a empresa americana de desrespeitar patentes suas.
De acordo com a companhia finlandesa, a Apple infringe patentes da Nokia em "praticamente todos os seus telefones celulares, tocadores portáteis de música e computadores". Ou seja, a Apple usaria tecnologia da rival em aparelhos como iPhone, iPod e MacBook.
"Essa ação trata de proteger os resultados de desenvolvimentos pioneiros", disse Paul Melin, gerente da Nokia para o licenciamento de patentes. A Apple não se pronunciou sobre o caso.
A Nokia, que acusa agora a Apple de violar mais sete patentes, reclamou em outubro que a concorrente usa dez patentes suas e pediu o pagamento de royalties. A norte-americana rebateu, acusando a finlandesa de infringir 13 de suas patentes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rússia pretende conter capital especulativo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.