São Paulo, quarta, 30 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUÍS NASSIF
A experiência de Limeira

Nos anos 50, comerciantes, fazendeiros e industriais de Poços de Caldas (MG) se uniram para dotar a cidade de uma moderna Santa Casa. Por que não antes, por que não depois? Nos anos 50, houve uma breve pausa no centralismo castrador que controlou o país nos últimos dois séculos. Na capital, Congresso, Executivo e Judiciário demonstravam sua incapacidade para entender os mecanismos de funcionamento de uma federação. Mas nas cidades havia um movimento comunitário relevante, que resultou na rede de Santas Casas.
Com a recentralização, agentes comunitários espontâneos, sem pretensões políticas, foram substituídos por despachantes públicos -prefeitos e deputados que tinham, como trunfo, a capacidade de obter verbas da capital. Com a redemocratização, o grande desafio da modernização reside na capacidade de as cidades reconstruírem seu projeto comunitário.
Limeira é uma cidade de São Paulo que, aparentemente, logrou romper com as amarras culturais e desenvolver um projeto de cidade que vale a pena conferir. O movimento comunitário deu-se em torno de duas instituições: o Instituto de Desenvolvimento de Limeira (Ideli) e a Fundação Limeira, ambas entidades privadas, de interesse público, sem fins lucrativos, fundadas e mantidas por voluntários.
A Fundação Limeira começou em 1990, voltada para a qualidade, especialmente na educação. O programa está sendo implantado em 33 escolas da região, com critérios baseados no Malcom Baldrige Institute -o padrão internacional para programas de qualidade.
Já o Ideli foi fundado no final de 1996, juntando empresários, bancários, religiosos, educadores, empresas, clubes sociais e de serviços, entidades de classe, escolas e casas de caridade. Seu planejamento estratégico foi firmado no início de 1998, visando "transformar Limeira em uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida".
Para o período 98/99 o Ideli elegeu como prioridade a criação de empregos. Em cima dessa meta, definiu linhas de ação:
1) Implantação da Comissão Municipal do Emprego e o Proger (Programa de Levantamento das Potencialidades Regionais, desenvolvido pelo Sebrae). Entre março e dezembro, 56 projetos foram enviados à comissão, sendo que 48 deles foram concretizados, com a geração de cem empregos diretos e cem indiretos.
2) Coordenação do Programa Voluntários de Limeira, ligado ao Comunidade Solidária.
3) Projeto "Junior Achievement" (jovens empreendedores) em parceria com algumas empresas locais. Em 1999, estarão sendo treinadas 36 classes de adolescentes sobre como montar um negócio, associado a uma incubadora de empresas.
4) Tecnologia Limpa, em parceria com diversas outras entidades, consistindo em palestras e acordos de parcerias entre empresas, proprietários rurais e entidades, visando a utilização de técnicas de produção que protejam o meio ambiente.
5) Projeto de Segurança, visando propor e implementar ações que visam prevenir e reduzir a criminalidade.
6) Estudo das Potencialidades Econômicas da Região (Projeto Cadeias Produtivas), com o apoio do Sebrae, em parceria com a Associação Comercial e a Prefeitura Municipal. Com base nos estudos efetuados, foram implementadas duas ações. A primeira, um projeto na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para requalificação de mão-de-obra e implementação de ações que fortaleçam os pontos fracos de duas das principais cadeias produtivas. O segundo, apresentação para empreendedores locais, mostrando todas as potencialidades da região, a fim de despertar o interesse por novas oportunidades.
7) Reunião mensal com clubes sociais e esportivos, visando unir clubes para juntos realizarem eventos de grande envergadura, ligados às federações de cada esporte, com o objetivo de fortalecer na cidade o turismo de eventos.
Qualquer cidade está apta a repetir essas experiências. Basta vontade e desprendimento.
²


E-mail: lnassif@uol.com.br





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.