São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Título da Índia é elevado a grau de investimento

Agora, Brasil é único "Bric" que não tem a nota

VINICIUS ALBUQUERQUE
DA FOLHA ONLINE

A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou ontem a concessão do "investment grade" ("grau de investimento", para países que representam baixo risco de calote) à Índia, o que deixa o Brasil como único dos Brics (grupo de países emergentes que reúne, além do Brasil e da Índia, a Rússia e a China) a não ter tal classificação.
A nota da agência para a Índia passou para BBB-/A-3 (a nota anterior era BB+/B), com um cenário econômico estável. "A elevação para o grau de investimento reflete perspectivas econômicas e balanços externos sólidos e um mercado de capitais enraizado, que dão apoio a uma posição fiscal fraca, mas em consolidação."
De acordo com relatório da agência publicado no último dia 3, a Rússia tem a nota A-/ A-2 e é considerada estável (dado de setembro de 2006) e a China tem a nota A/A-1 (dado de julho), também estável. O Brasil tem a nota BB+/B, com cenário considerado positivo (dado de novembro de 2006).
Segundo o analista da S&P's Ping Chew, reformas graduais e políticas monetária e fiscal consistentes sustentaram a estabilidade econômica indiana. Chew destacou as reformas fiscais, com implementação de leis de responsabilidade fiscal nos governos estaduais.
"Isso levou a perspectivas de crescimento sólidas e atraiu capitais estrangeiros e de indianos não-residentes", disse. "Essas forças devem permanecer apesar dos déficits em conta corrente, devido à expectativa de sólidas entradas de capital."
A nota B tem "características especulativas significativas", que são atenuadas conforme a ascensão na escala até BBB, mas a partir de A-3 passa a exibir "parâmetros adequados de proteção" contra a inadimplência, segundo a agência.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Risco: Brasil é vulnerável, afirma consultoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.