São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

RECALL

Nasa vai investigar problema em carros da Toyota nos EUA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O governo dos Estados Unidos solicitou ajuda da Nasa para averiguar se os problemas no acelerador dos carros da Toyota foram ocasionados por defeitos nas válvulas eletrônicas.
"Para garantir a segurança dos condutores dos Estados Unidos, devemos fazer todo o possível para entender o que está ocorrendo", disse o secretário dos Transportes do país, Ray LaHood, ao fazer o anúncio. "Para isso, estamos recorrendo às mentes mais inteligentes."
Os funcionários da agência espacial dos EUA farão análise para descobrir se interferências eletromagnéticas afetam o funcionamento dos controles eletrônicos dos veículos. Um relatório deve ficar pronto nos próximos meses, segundo LaHood.
Nos últimos seis meses, a Toyota se viu forçada a realizar o recall de 8,5 milhões de veículos de cinco modelos.
A montadora japonesa afirmou que o problema que pode levar a uma aceleração involuntária do veículo decorre de uma falha que leva o pedal do acelerador a ficar preso no tapete do carro. Porém, alguns setores da indústria levantaram a hipótese de que o problema tenha origem no sistema eletrônico.
O porta-voz da Nasa, Keith Henry, afirmou que o pedido de ajuda foi aceito prontamente e que o acordo foi firmado na última sexta. A investigação ficará a cargo de nove integrantes da Nasa.
A intervenção da agência foi bem recebida pela Toyota, segundo a porta-voz da empresa nos EUA, Celeste Migliore. "Esperamos um enfoque profundo no estudo desses problemas. Separar os fatos da ficção só pode ser bom para os consumidores e para a indústria."

Com agências internacionais



Texto Anterior: Foco: Página inicial do Twitter ganha mais conteúdo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.