UOL


São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Endividados correm para "limpar o nome"

DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento nacional da Serasa, empresa de informações e análises econômico-financeiras, revelou que houve um crescimento recorde do número de regularizações de pendências de pessoas físicas e jurídicas no primeiro quadrimestre deste ano.
O aumento ocorre quando se compara os dados com o mesmo período de 2002.
O número de registros de pendências financeiras que foram resolvidas, de janeiro a abril de 2003, responde por 72% do número de novas pendências incluídas no mesmo período.
Ou seja, há uma grande quantidade de consumidores "limpando" o nome. No primeiro quadrimestre de 2002, esse percentual foi bem menor, de 37%.
Não há expectativa de que esses consumidores que buscaram pagar seus débitos tentem se endividar novamente. Pelo menos não agora, dizem os economistas da entidade. Isso por conta da redução na renda do brasileiro, que ocorre desde o ano passado e a elevação no desemprego
Além disso, no primeiro quadrimestre de 2003, a Serasa registrou crescimento no total de consumidores atendidos. Foram 526,4 mil pessoas, o maior número já registrado pela empresa desde o início do levantamento, na comparação quadrimestral.

Atendimento
Quando quer "limpar" o nome, as pessoas tendem a procurar o chamado Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão da entidade. Segundo o estudo, o número de pessoas atendidas nos primeiros quatro meses do ano é 27% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que tem a segunda maior marca, 414 mil pessoas atendidas.
As pessoas procuram a entidade pois querem saber como renegociar suas dívidas junto aos credores. Segundo a Serasa, o consumidor está mais cuidadoso em assumir novos compromissos.
Na avaliação dos economistas da empresa, "a conjuntura econômica promove a retração do consumidor que prioriza o acerto de suas dívidas e busca não acumular dívidas".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: BNDES deve restringir financiamento para comércio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.