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Endividados correm
para "limpar o nome"
DA REPORTAGEM LOCAL
Levantamento nacional da Serasa, empresa de informações e
análises econômico-financeiras,
revelou que houve um crescimento recorde do número de regularizações de pendências de pessoas
físicas e jurídicas no primeiro
quadrimestre deste ano.
O aumento ocorre quando se
compara os dados com o mesmo
período de 2002.
O número de registros de pendências financeiras que foram resolvidas, de janeiro a abril de
2003, responde por 72% do número de novas pendências incluídas no mesmo período.
Ou seja, há uma grande quantidade de consumidores "limpando" o nome. No primeiro quadrimestre de 2002, esse percentual
foi bem menor, de 37%.
Não há expectativa de que esses
consumidores que buscaram pagar seus débitos tentem se endividar novamente. Pelo menos não
agora, dizem os economistas da
entidade. Isso por conta da redução na renda do brasileiro, que
ocorre desde o ano passado e a
elevação no desemprego
Além disso, no primeiro quadrimestre de 2003, a Serasa registrou crescimento no total de consumidores atendidos. Foram
526,4 mil pessoas, o maior número já registrado pela empresa desde o início do levantamento, na
comparação quadrimestral.
Atendimento
Quando quer "limpar" o nome,
as pessoas tendem a procurar o
chamado Serviço Gratuito de
Orientação ao Cidadão da entidade. Segundo o estudo, o número
de pessoas atendidas nos primeiros quatro meses do ano é 27%
maior do que o registrado no
mesmo período do ano passado,
que tem a segunda maior marca,
414 mil pessoas atendidas.
As pessoas procuram a entidade
pois querem saber como renegociar suas dívidas junto aos credores. Segundo a Serasa, o consumidor está mais cuidadoso em assumir novos compromissos.
Na avaliação dos economistas
da empresa, "a conjuntura econômica promove a retração do consumidor que prioriza o acerto de
suas dívidas e busca não acumular dívidas".
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