UOL


São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

País tem deflação pelo 43º mês

Banco do Japão faz intervenção recorde

DA REDAÇÃO

Em uma batalha para evitar uma valorização mais acelerada de sua moeda, o governo japonês fez a maior intervenção cambial, em um único mês, da história do país. O Banco do Japão (banco central) vendeu 3,9825 trilhões de ienes neste mês, o equivalente a US$ 33,7 bilhões.
"A cifra ficou dentro das expectativas, mas não deixa de ser enorme. Mostra a determinação das autoridades japonesas", disse Junya Tanase, do banco JP Morgan em Tóquio.
O Japão tenta, deliberadamente, manter o preço do dólar acima de 115 ienes. Para os exportadores, cotações abaixo disso tornariam os produtos japoneses pouco competitivos e a retração nas vendas debelaria ainda mais a estagnada economia do país.
No último dia 19, o dólar caiu a seu menor valor em dois anos no Japão (115,1 ienes). Com a ação do BC, a moeda americana fechou ontem cotada a 118,7 ienes.
A deflação continua a preocupar. Os preços ao consumidor caíram 0,1% am abril ante o mesmo mês do ano passado. Esse foi o 43º mês seguido de queda.
A taxa de desemprego em abril foi de 5,4%, a apenas 0,1 ponto percentual do recorde histórico.


Com agências internacionais


Texto Anterior: O vôo da águia: Consumidor leva Bolsas dos EUA a recorde
Próximo Texto: Panorâmica - Au revoir: Concorde faz seu último vôo após 26 anos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.