São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Fusão completa deve vir em 2002
KLM Royal e Alitalia formam parceria

das agências internacionais

A companhia aérea holandesa KLM Royal Dutch e a italiana Alitalia anunciaram ontem um acordo de cooperação para criar a maior rede européia de transporte de passageiros e cargas.
A KLM, quarta maior companhia da Europa e a Alitalia, a número sete, operarão com suas próprias marcas, mas estarão sob administração comum a partir de 1º de novembro.
As empresas pretendem chegar à fusão completa em 2002.
A nova rede formada entre a KLM e a Alitalia vai atender a 377 localidades em 87 países.
A parceria permitirá às duas empresas competir com a Star Alliance, a maior joint venture entre empresas aéreas, que inclui a Lufthansa da Alemanha e a United Airlines dos EUA.
A Alitalia faturou no ano passado US$ 5,3 bilhões e transportou 24 milhões de passageiros. A empresa italiana, que tem uma frota de 148 aviões, atende a 136 cidades e emprega 15,5 mil pessoas.
A KLM, por sua vez, teve faturamento de US$ 6,9 bilhões em 98. O número de passageiros transportados pela empresa chegou a 15 milhões no período. A companhia holandesa tem uma frota de 119 aviões, atende a 165 cidades e emprega mais de 28 mil pessoas.
A joint venture ainda está sujeita à aprovação por parte da Comissão Européia (braço executivo da União Européia).
As ações da KLM tiveram alta de 3,3% na Bolsa de Valores de Amsterdã após o anúncio da notícia. Em Milão, os papéis da Alitalia subiram 6,1%.


Texto Anterior: Opinião econômica - Josef Barat: E o piloto? Sumiu?
Próximo Texto: Jornais: Mirror e Trinity anunciam fusão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.