São Paulo, sábado, 31 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRABALHO

Avibras demite 70; sindicato diz que o número de dispensas é maior
A direção da unidade da Avibras, de São José dos Campos (91 km de São Paulo), anunciou ontem a demissão de 70 funcionários da linha de produção de veículos bélicos.
No entanto, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa teria dispensado 140 trabalhadores. A companhia tinha, até então, cerca de 300 empregados.
O diretor da Avibras, João Brasil, disse que a companhia demitiu os funcionários porque o prazo de vigência dos contratos de trabalho havia vencido.
"Os trabalhadores haviam sido contratados por tempo determinado de trabalho. Da mesma forma que demitimos, contratamos na mesma intensidade", disse Brasil. O executivo não soube informar quando os funcionários demitidos haviam sido contratados pela empresa.
"Cada trabalhador é contratado por um período, que varia de acordo com a demanda de serviços. Porém, um contrato por tempo determinado pode vigorar pelo prazo máximo de dois anos", disse Brasil.
Segundo ele, os funcionários demitidos podem ser contratados posteriormente, caso a empresa firme um novo contrato para o fornecimento de veículos e equipamentos bélicos.
A diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Ana Paula de Simoni, disse que a Avibras teria demitido 140 funcionários. "A empresa não informou o número correto de demitidos. Além disso, todos os funcionários eram efetivos", disse Ana Paula.
A sindicalista afirmou que os 30 trabalhadores da unidade de São José contratados por tempo determinado já haviam sido demitidos na semana passada.
"A Avibras dispensou hoje [ontem] seus trabalhadores de São José porque amanhã [hoje] começa o período de estabilidade de emprego em razão da campanha salarial da categoria", disse. (FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE)

Texto Anterior: Comentário: Retração atinge serviços, e exportação não salva indústria
Próximo Texto: Trabalho: Funcionários demitidos da GE são reintegrados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.