São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAFRA

Produtividade irregular afeta safra de trigo na Argentina

DA REUTERS

Agricultores em partes da região produtora de trigo da Argentina estão colhendo os primeiros lotes da safra 2006/07, que apresentam produtividade irregular, segundo um informe da Secretaria de Agricultura do país.
A Argentina é o maior fornecedor de trigo para o Brasil, que importa quase 70% do produto que processa. Nesta safra, a demanda pelo cereal argentino deve ser maior, já que a produção brasileira foi prejudicada pelas condições climáticas.
A Argentina, um dos cinco maiores exportadores de trigo do mundo e o principal fornecedor do Brasil, deve colher 13,5 milhões de toneladas na safra 06/07, ante 12,6 milhões de toneladas no período anterior, segundo o governo local.
O Usda (Departamento de Agricultura dos EUA) estima que a safra argentina atinja 13,25 milhões de toneladas na temporada 06/07. Segundo o governo, a colheita está bem avançada nas áreas marginais de trigo, no norte do país. O relatório acrescentou que a colheita começou há poucos dias em algumas partes do distrito de San Francisco, no nordeste de Córdoba, a terceira região produtora do país. Na segunda principal área produtora, Santa Fe, os lentos trabalhos iniciais devem ganhar velocidade nas próximas semanas, segundo o informe.
"Em Avellaneda, a situação da safra é boa e ruim, dependendo do setor. A colheita está lenta e deve se intensificar nas próximas semanas", informou o relatório. "A produtividade está irregular e oscila de 0,8 tonelada por hectare a 1,5 tonelada por hectare", acrescentou.
Enquanto isso, na principal província produtora, Buenos Aires, as plantações foram beneficiadas pelas recentes chuvas, após período prolongado de seca. A região de Buenos Aires responde por 60% do trigo do país.


Texto Anterior: Agrofolha:
Agricultor espera que Lula resolva velhos problemas

Próximo Texto: Suco de laranja: Produto vive mais longo período de alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.