São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto culpa greves por ritmo menor de obras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As greves de funcionários do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) e da Caixa Econômica Federal foram o principal motivo apresentado ontem pelo governo para a redução de aproximadamente 70% nos gastos do PAC em outubro em relação a agosto e setembro, conforme informou a Folha na edição de ontem.
No balanço do Programa de Aceleração do Crescimento apresentado ontem pelo governo, os aeroportos são a área mais crítica do PAC. Obras nos terminais de passageiros dos aeroportos de Brasília, Vitória (ES) e Macapá (AP) e da pista do aeroporto de Garulhos (SP) estão suspensas por determinação do Tribunal de Contas da União.
No 5º balanço do PAC, o Planalto prevê a inauguração, até o final do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, de 93% das obras de urbanização de favelas e 89% das obras de saneamento programadas para as cidades com mais de 150 mil habitantes. São ao todo 766 obras em todos os Estados do país.
Os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento), Alfredo Nascimento (Transportes) e Márcio Fortes (Cidades) prometeram compensar em novembro a queda no ritmo do PAC registrada em outubro.
"Vamos dar um salto em novembro", afirmou Dilma. "Temos condições de tirar os atrasos", prometeu o ministro do Planejamento.
Conforme informou a Folha ontem, a greve de três semanas no DNIT paralisou todas as etapas de gastos em obras de conservação, manutenção e construção de rodovias, responsáveis pela maior parcela dos investimentos do PAC. Os funcionários do órgão reivindicam reajuste salarial e ameaçam voltar à greve em novembro. A paralisação foi suspensa na quarta-feira mediante a abertura de negociações.
A greve de bancários também paralisou, na Caixa Econômica, a análise de projetos e aferição de resultados de obras de saneamento e habitação.


Texto Anterior: Pré-sal: Relator sugere como fundo vai usar receita
Próximo Texto: Bolsa volta a subir e acumula alta de 18,95% na semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.