São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar volta a perder espaço nas reservas em moeda estrangeira

DA REDAÇÃO

O dólar continuou, no terceiro trimestre deste ano, o seu processo de declínio na participação das reservas globais, segundo levantamento do Fundo Monetário Internacional.
A divisa norte-americana representou 61,7% das reservas em moeda estrangeira no mundo entre julho e setembro, ante 62,8% no trimestre anterior.
Essa perda ocorre em um momento em que o dólar tem cada vez mais questionado seu papel como moeda de reserva, devido, em parte, à crise nos EUA e seus efeitos futuros.
O euro conquistou parte da fatia perdida pelo dólar, saltando de 27,4% para 27,7%.
Mas o principal vencedor no terceiro trimestre foram as reservas em outras moedas (o FMI só tem dados detalhados de dólar, euro, iene, libra e franco suíço), que ganharam 0,7 ponto percentual em relação ao segundo trimestre, saltando para 2,9% do total global.
O levantamento trimestral do Fundo cobre quase dois terços das reservas globais, mas deixa de fora a China, dona das maiores reservas mundiais.
Na última década, o pico do dólar nas reservas internacionais foi registrado no segundo trimestre de 2001. Na ocasião, a participação da moeda norte-americana era de 72,7%. (AF)


Texto Anterior: Investidor estrangeiro volta ao Brasil
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Quanto custa uma marolinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.