São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO

Contrato novo pelo SFH não terá seguro do governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo extinguiu o seguro habitacional garantido pelo Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), feito nos contratos de financiamento de imóveis no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
A medida provisória 478, publicada ontem, determina que, a partir de agora, novos mutuários do SFH só terão apólices de seguro de mercado (que já eram oferecidas), e não mais as lastreadas no FCVS, que, na verdade, são garantidas pelo Tesouro.
Segundo o subsecretário de Política Fiscal do Tesouro, Marcos Aucélio, esse mecanismo gerava um risco de prejuízos elevados para os cofres do Tesouro, que, no limite, é quem arca com o FCVS. O deficit estimado do fundo supera R$ 80 bilhões.
A MP 478 definiu ainda que as apólices em vigor serão administradas pela Caixa Econômica Federal e as demandas judiciais terão a defesa da Advocacia-Geral da União (AGU), passando da Justiça estadual para a federal.


Texto Anterior: Serviços: Preços dos Correios terão aumento
Próximo Texto: Álcool deixa de ser vantajoso em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.