Índice geral Empregos
Empregos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Título inusitado é novo filão em autoajuda profissional

Gansos, peixes e mafiosos são motes em livros destinados a executivos

Marcos Michael/Folhapress
Antonio Pina, que lê autoajuda profissional
Antonio Pina, que lê autoajuda profissional

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

"O que Podemos Aprender com os Gansos" e "Tudo que Sei sobre Negócios Aprendi na Pescaria" foram os nomes dados por Alexandre Rangel, 60, para dois dos seus livros, lançados pela Original.

No último, o autor faz metáforas gerenciais com o esporte. "Comecei a associar as limitações do barco às de uma empresa: o enjoo ao mal-estar no trabalho e a falta de ventos à de recursos."

O público-alvo é formado por executivos, mas título e parábolas servem para "a pessoa se aproximar e folhear na livraria", explica.

Na seara de livros de autoajuda profissional, que costumam ter presença marcante nas listas de mais vendidos, o filão dos títulos "inusitados" é uma novidade com alto potencial, diz a editora Gisele Mós, 30, da Saraiva.

A empresa lançou em novembro "Tudo que Sei sobre Gestão Aprendi com Meu Cachorro", escrito pelo americano Martin Levin.

A obra, afirma Mós, é séria e usa o apelo do cão para atingir um público além do formado por administradores. As vendas "vão bem", frisa.

A editora também publicou "Guia de Sobrevivência do Chefe" e "Como Trabalhar para um Idiota", na décima edição. Para 2012, planeja o lançamento de "O Poderoso Chefão Corporativo" -título provisório-, com dicas de negócios de Louis Ferrante, um ex-mafioso americano.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.